Busca avançada
Ano de início
Entree

Reconstrução da paleovegetação e do paleoclima em regiões do litoral Sul do Estado de São Paulo (Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo de Curucutu e Ilha do Cardoso) no Quaternário tardio

Processo: 04/15531-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2005 - 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Luiz Carlos Ruiz Pessenda
Beneficiário:Luiz Carlos Ruiz Pessenda
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Paleoclimatologia  Paleoambientes  Paleobotânica  Quaternário  Isótopos de carbono  Solos  Mudança climática 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Contribuições...climáticas_73_105_106.pdf

Resumo

Estudos de reconstrução paleoambiental (vegetação e clima) vêm sendo desenvolvidos nas regiões Amazônica, Central, Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil, em alguns locais utilizando-se grãos de pólen depositados em sedimentos lacustres e turfeiras, e em outros, isótopos do carbono da matéria orgânica do solo (MOS) e fragmentos de carvão encontrados no solo, entre outros indicadores. Para reforçar os estudos paleoambientais realizados até o momento na região Sudeste pretende-se, por meio deste projeto, desenvolver estudos comparativos envolvendo registros isotópicos da MOS e plantas, estudos palinológicos em turfeira e em manguezal e com a possibilidade de se associar a análise antracológica, se houver a presença de fragmentos de carvão soterrados no solo. Serão efetuadas amostragens no Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Curucutu, São Paulo (SP), e na Ilha do Cardoso, litoral sul do Estado de São Paulo. Serão coletadas amostras de solos para análise física, química e isotópica da MOS e também de 14C da fração humina desses solos. Eventualmente, se encontrados, serão amostrados fragmentos de carvão, madeira e outros restos vegetais soterrados para, em conjunto com a humina, estabelecer a cronologia de prováveis mudanças vegetacionais e climáticas ocorridas na região nos últimos 20.000 anos. Amostras de turfa e de mangue serão coletadas para análises palinológicas, isotópicas e datação 14C. A integração de técnicas e pesquisadores deverá reforçar de forma significativa os estudos de mudanças vegetacionais e climáticas ocorridas durante o Pleistoceno tardio e Holoceno na região Sudeste do Brasil e possibilitar uma abordagem multi e interdisciplinar. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RUIZ PESSENDA, LUIZ CARLOS; VIDOTTO, ELAINE; DE OLIVEIRA, PAULO EDUARDO; BUSO, JR., ANTONIO ALVARO; LISBOA COHEN, MARCELO CANCELA; ROSSETTI, DILCE DE FATIMA; RICARDI-BRANCO, FRESIA; BENDASSOLLI, JOSE ALBERTINO. Late Quaternary vegetation and coastal environmental changes at Ilha do Cardoso mangrove, southeastern Brazil. PALAEOGEOGRAPHY PALAEOCLIMATOLOGY PALAEOECOLOGY, v. 363, p. 57-68, NOV 20 2012. Citações Web of Science: 20.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.