Busca avançada
Ano de início
Entree

Preparacao e caracterizacao de nanoparticulas metalicas e bimetalicas coloidais para eletrocatalise.

Processo: 04/15570-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2005 - 31 de agosto de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Hebe de las Mercedes Villullas
Beneficiário:Hebe de las Mercedes Villullas
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Células de combustível  Nanopartículas metálicas 

Resumo

Os objetivos principais do projeto são o desenvolvimento de metodologias de preparação de nanopartículas coloidais mono e bimetálicas, e a avaliação das suas propriedades físicas e eletrocatalíticas. Estes objetivos estão diretamente vinculados ao desenvolvimento de novos materiais que possam ser utilizados como eletrocatalisadores das reações que se processam nos anodos ou catodos das células a combustível, sendo as metas principais: - desenvolver novas metodologias de preparação de nanopartículas mono e bimetálicas, - estabelecer correlações entre as propriedades dos sistemas nanoparticulados (distribuição de tamanhos, composição química, etc.) e as variáveis das metodologias de síntese, - desenvolver materiais eficientes para reações de transferência de carga de importância tecnológica, como a redução de oxigênio que ocorre no cátodo das células de combustível, e a oxidação eletroquímica de moléculas orgânicas pequenas, como metanol e etanol, relevante na área das células de combustível a álcool direto. É importante salientar que o projeto de pesquisa proposto será desenvolvido no Instituto de Química de Araraquara da UNESP, que não possui atualmente linhas de pesquisa relacionadas com o desenvolvimento de eletrocatalisadores para células a combustível. Portanto, a execução do projeto permitirá a implementação de uma nova área de atuação e a nucleação de mais um grupo de pesquisa no Estado numa área estratégica como a mencionada. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MALHEIRO, ARTHUR R.; PEREZ, JOELMA; VILLULLAS, H. MERCEDES. Well-Alloyed PtFe/C Nanocatalysts of Controlled Composition and Same Particle Size: Oxygen Reduction and Methanol Tolerance. Journal of the Electrochemical Society, v. 156, n. 1, p. B51-B58, 2009. Citações Web of Science: 34.
MALHEIRO‚ A.R.; VARANDA‚ L.C.; PEREZ‚ J.; VILLULLAS‚ H.M. The aerosol OT+ n-butanol+ n-heptane+ water system: Phase behavior‚ structure characterization‚ and application to Pt70Fe30 nanoparticle synthesis. Langmuir, v. 23, n. 22, p. 11015-11020, 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.