Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinacao de curvas caracteristicas de succao da camada superficial do solo de campinas.

Processo: 05/00164-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2005 - 30 de junho de 2007
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Geotécnica
Pesquisador responsável:Miriam Gonçalves Miguel
Beneficiário:Miriam Gonçalves Miguel
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Solo não saturado  Solo argiloso 

Resumo

Este projeto tem como objetivo geral dar início à Linha de Pesquisa em Solos Não Saturados para a Área de Concentração em Geotecnia, do Curso de Mestrado Acadêmico em Engenharia Civil, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP, no ano de 2005, com a previsão de duas dissertações de mestrado e de dois trabalhos de iniciação científica. Como ponto de partida, concentra-se este projeto em determinar as relações de teor de umidade (ou grau de saturação) versus o valor da sucção matricial, conhecidas por curvas características de sucção, para o solo da camada superficial do Campo Experimental de Mecânica dos Solos e Fundações da UNICAMP. Esta camada é constituída de uma argila silto-arenosa, porosa, em condição não saturada, laterítica e colapsível, de espessura em torno de 5,5 m; resultante do alto grau de intemperismo sofrido pela da rocha diabásio, de origem. Este perfil pode ser considerado como característico da região de Campinas. Na determinação das curvas, o Aparelho de Richards de baixa entrada de ar deverá ser utilizado para obter sucções entre zero e 100 kPa e o de alta entrada de ar, para sucções entre 100 kPa e 1.500 kPa, com procedimentos de secagem e umedecimento do solo; permitindo o estudo do fenômeno de histerese, à luz da estrutura e da composição química do solo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BENATTI, J. C. B.; MIGUEL, M. G. A proposal of structural models for colluvial and lateritic soil profile from southwestern Brazil on the basis of their collapsible behavior. ENGINEERING GEOLOGY, v. 153, p. 1-11, FEB 8 2013. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.