Busca avançada
Ano de início
Entree

Redução de atrito hidrodinâmico a partir de imagens de impacto de gotas

Processo: 05/00873-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2006 - 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Edvaldo Sabadini
Beneficiário:Edvaldo Sabadini
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Hidrodinâmica  Escoamento superficial  Surfactantes 

Resumo

Nos processos de escoamento de fluidos o atrito hidrodinâmico produz grandes perdas de energia, e por muito tempo busca-se soluções para minimizá-lo. Depois da descoberta de B. A. Toms, de que em escoamentos turbulentos, quantidades desprezíveis de um polímero em solução provocavam grande redução no atrito hidrodinâmico, um grande esforço têm sido feito para compreender o fenômeno. Várias técnicas experimentais são utilizadas para quantificar a redução de atrito hidrodinâmico e correlacioná-la com os modelos moleculares disponíveis. No entanto, os resultados obtidos, em termos teóricos e experimentais, ainda são muito limitados. Recentemente, propusemos uma nova técnica experimental para estudar a redução de atrito hidrodinâmico, baseada em imagens da evolução da deformação causada pelo impacto de uma pequena gota contra uma superfície líquida (ambos contendo o agente redutor de atrito hidrodinâmico). Demonstramos que o jato Rayleigh, uma coluna líquida com escoamento uniaxial, é extremamente sensível aos efeitos elongacionais do fluido contendo o polímero. A dinâmica de estiramento-contração da cadeia polimérica é capaz de absorver a energia dissipativa dos pequenos vórtices produzidos no líquido após o impacto da gota. Desta forma, grande parte da energia inercial do impacto é conservada. A principal contribuição da técnica aos estudos sobre redução de atrito hidrodinâmico é a correlação entre o tempo de deformação do líquido e o tempo de relaxação da cadeia polimérica. Isto somente é possível pelo fato do tempo de vida de algumas estruturas do splash ser da mesma ordem que o tempo de oscilação da cadeia polimérica. Pretendemos aprofundar os estudos sobre a dinâmica da deformação do líquido contendo partículas flexíveis e rígidas, procurando correlacionar os resultados com a Teoria Elástica para a redução de atrito hidrodinâmico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Atrito reduzido 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, ROBERTA K.; FOLSTA, MAURICIO G.; MARTINS, ANDRE L.; SABADINI, EDVALDO. Tailoring of wormlike micelles as hydrodynamic drag reducers for gravel-pack in oil field operations. JOURNAL OF PETROLEUM SCIENCE AND ENGINEERING, v. 146, p. 142-148, OCT 2016. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

REDUTORES DE ATRITO HIDRODINÂMICO PARA BIOCOMBUSTÍVEIS PI0900355-0 - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) . Edvaldo Sabadini; Kelly Roberta Francisco Muruci de Paula - 21 de janeiro de 2009