Busca avançada
Ano de início
Entree

Planejamento de novos quimioterápicos tripanosomicidas

Processo: 05/01282-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2005 - 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Montanari
Beneficiário:Carlos Alberto Montanari
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Química médica  Farmacocinética  Farmacodinâmica  Doença de Chagas  Calorimetria 

Resumo

As estruturas das enzimas gliceraldeído-3-fosfato desidrogenase glicossomais (gGAPDH) dos parasitos tripanosomatídeos Leishmania mexicana e Trypanosoma cruzi foram determinadas por cristalografia de raios X. Eles são os agentes causativos de várias doenças conhecidas coletivamente como leishmanioses e Chagas, respectivamente. Essas enzimas têm elevado grau de identidade mútua e são alvos importantes de substâncias tripanosomicidas. Há diferenças significativas entre elas e a GAPDH de humanos. A busca de novas substâncias tripanosomicidas potenciais será realizada através (i) do planejamento baseado nas estruturas desses alvos biomacromoleculares e de ligantes; (ii) da modificação molecular de compostos selecionados; (iii) do ensaio de coleções dirigidas de compostos por espectrometria de massas; (iv) da determinação experimental do coeficiente de partição, P, como parâmetro descritivo da permeabilidade por cromatografia líquida em fase reversa (v) dos estudos das interações ligantes-enzimas alvo por biocalorimetria. Modelos in silico que incluam propriedades farmacocinéticas serão usados para entender as razões do transporte passivo de substâncias químicas bioativas e assim descrever, particularmente, os fenômenos de absorção. A integração dos métodos experimentais e computacionais para a obtenção de informações de natureza farmacocinética e farmacodinâmica será realizada dentro dos conceitos modernos da química medicinal. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WIGGERS‚ HJ; CHELESKI‚ J.; ZOTTIS‚ A.; OLIVA‚ G.; ANDRICOPULO‚ A.D.; MONTANARI‚ C.A. Effects of organic solvents on the enzyme activity of Trypanosoma cruzi glyceraldehyde-3-phosphate dehydrogenase in calorimetric assays. Analytical Biochemistry, v. 370, n. 1, p. 107-114, 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.