Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da reatividade de beta-Ca2SiO4 obtido a partir de cinza de casca de arroz

Processo: 05/01361-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2006 - 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Construção Civil
Pesquisador responsável:Flávio Aparecido Rodrigues
Beneficiário:Flávio Aparecido Rodrigues
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e Assuntos Comunitários. Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Mogi das Cruzes , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais de construção  Cimento Portland  Cascas (planta) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomassa | Ca2Sio4 | Ceramicas | Cimentos Hidratacao | Materiais | Química de cimentos

Resumo

Os dois principais componentes do cimento Portland são o silicato tricálcico (Ca3SiO5) e o silicato dicálcico (beta-Ca2SiO4) que correspondem por aproximadamente 70% da massa total do cimento Portland (Tipo I). Este projeto trata do estudo das condições de síntese, reatividade e propriedades físico-químicas de beta-Ca2SiO4 obtido a partir da cinza de casca de arroz. A casca de arroz é um material abundante no Brasil contendo aproximadamente 25% de sílica em sua estrutura. A queima controlada deste material permite a obtenção de sílica que apresenta alta reatividade. Em trabalhos anteriores foi desenvolvido um método através do qual é possível obter-se beta-Ca2SiO4 a temperaturas de 800°C utilizando-se a cinza da casca de arroz como material de partida. Além do mais foram desenvolvidos novos silicatos de cálcio, relacionados química e estruturalmente ao beta-Ca2SiO4 através da inclusão do outros átomos em sua estrutura. Foi demonstrada a possibilidade da inclusão de titânio, alumínio, zinco, cobre, ferro entre outros. Cimentos com altos teores de beta-Ca2SiO4 apresentam grande interesse devido à possibilidade de redução no consumo de energia e matéria-prima em relação ao cimento comercial. Por outro lado, um dos fatores que podem limitar sua aplicação em larga escala é a cinética de hidratação. O beta-Ca2SiO4 hidrata-se mais lentamente que Ca3SiO5, o principal componente do cimento Portland. A proposta deste projeto é estudar as melhores condições de síntese para estes silicatos. Pretende-se estudar o efeito do tamanho de partículas, tempo e temperatura de aquecimento, entre outros. Em seguida será investigado o processo de hidratação destes cimentos com o objetivo de viabilizar sua aplicação na construção civil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROMANO, JONATAS S.; MIRANDA, MARIANE S.; OLIVEIRA, MEIRI B. R.; RODRIGUES, FLAVIO A.. Biogenic cements and encapsulation of zinc. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION, v. 19, n. 11, p. 1224-1228, . (05/01361-0, 07/02820-4)
MAHFOUZ, M.; MIRANDA, M. S.; OLIVEIRA, M. B. R.; CASSIOLA, F.; RODRIGUES, F. A.. Biogenic cements from rice hull ash doped with aluminum and iron. Chemosphere, v. 73, n. 5, p. 832-836, . (05/01361-0)
AMORIM, RENATO P.; MIRANDA, MARIANE S.; OLIVEIRA, MEIRI B. R.; RODRIGUES, FLAVIO A.. Synthesis, hydration and durability of rice hull cements doped with chromium. JOURNAL OF HAZARDOUS MATERIALS, v. 186, n. 1, p. 497-501, . (05/01361-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: