Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação "in vivo" do potencial terapêutico de células tronco no modelo animal GRMD (Golden Retriever Muscular Dystrophy)

Processo: 05/50082-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2005 - 30 de junho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Maria Angelica Miglino
Beneficiário:Maria Angelica Miglino
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Células-tronco  Distrofia muscular  Morfologia animal  Terapia baseada em transplante de células e tecidos 

Resumo

A domesticação dos cães produziu-se simultaneamente em várias partes do globo, o que ocasionou o aparecimento por seleção de várias raças de cães; desde então o cão passou a ser utilizado para inúmeras e diferentes tarefas, tanto na companhia, como em pesquisas de doenças que podem ameaçar a vida humana. Cães da raça Golden Retriever apresentam uma doença geneticamente degenerativa, homóloga a distrofia muscular de Duchenne (DMD) no homem, que torna o cão o modelo ideal para o estudo e avaliação do potencial terapêutico de células. A proposta tem como objetivo avaliar o estudo referente à biomorfologia de células totipotentes e o manuseio e expansão em cultura, com vistas a terapia celular neste modelo experimental, que apresenta grande dificuldade de sobrevida desde o nascimento, até fases de desenvolvimento. Tais procedimentos estarão sustentados por estudos referentes a fisiologia reprodutiva, nutrição e sanidade da colônia. A manipulação e extração de células tronco através de embriões caninos, sangue periférico de recém nascidos, placenta e saco vitelino possibilitará a formação de um banco de células e suas viabilidades terapêuticas. Os resultados eventualmente obtidos no modelo animal serão fundamentados para atender os preceitos éticos, de eventuais tratamentos em seres humanos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KERKIS, IRINA; AMBROSIO, CARLOS E.; KERKIS, ALEXANDRE; MARTINS, DANIELE S.; ZUCCONI, EDER; FONSECA, SIMONE A. S.; CABRAL, ROSA M.; MARANDUBA, CARLOS M. C.; GAIAD, THAIS P.; MORINI, ADRIANA C.; VIEIRA, NATASSIA M.; BROLIO, MARINA P.; SANT'ANNA, OSVALDO A.; MIGLINO, MARIA A.; ZATZ, MAYANA. Early transplantation of human immature dental pulp stem cells from baby teeth to golden retriever muscular dystrophy (GRMD) dogs: Local or systemic?. JOURNAL OF TRANSLATIONAL MEDICINE, v. 6, JUL 3 2008. Citações Web of Science: 100.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.