Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do tratamento quimioterápico na aquisição de aversões alimentares transitórias e permanentes em pacientes com neoplasia mamária

Processo: 05/50457-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2005 - 30 de junho de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Pesquisador responsável:Nágila Raquel Teixeira Damasceno
Beneficiário:Nágila Raquel Teixeira Damasceno
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias mamárias  Qualidade de vida  Quimioterapia 

Resumo

O câncer é uma doença que se caracteriza pelo desenvolvimento de células que perdem sua capacidade proliferativa normal e que, dessa maneira, passam a atingir órgãos adjacentes e podem produzir efeitos sistêmicos. No Brasil, a mortalidade por câncer aumentou, entre os anos de 1930 e 1980, de 2.3% para 11.2%, sendo considerado um problema de saúde pública. A neoplasia maligna da mama é o segundo principal tipo de câncer que atinge a população brasileira, segundo o Ministério da Saúde. São estimados para o ano de 2005 mais de quarenta e nove mil novos casos de neoplasia maligna de mama. O paciente oncológico é considerado de risco nutricional em decorrência de muitos fatores, tais como: localização do tumor, alterações metabólicas provocadas pela presença da neoplasia, procedimentos cirúrgicos e efeitos colaterais da radioterapia e/ ou quimioterapia. É importante conhecer o estado nutricional desse paciente e suas principais dificuldades alimentares para auxiliar no prognóstico positivo do tratamento. O objetivo desse trabalho é verificar a influência do tratamento quimioterápico na aquisição de aversões alimentares transitórias e permanentes em pacientes com neoplasia mamária. Serão avaliados parâmetros antropométricos (peso, altura, % de perda de peso, IMC e impedância bioelétrica) e hábitos alimentares dos pacientes antes e após tratamento antineoplásico, a fim de verificar aversões alimentares mais freqüentes para grupos de alimentos específicos. Desta forma, pretende-se verificar se tais aversões são transitórias ou permanentes e qual seu impacto no estado nutricional, na evolução clínica e/ou na qualidade de vida destes pacientes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, ELISA YUMI KOYAMA; FERREIRA CARIOCA, ANTONIO AUGUSTO; MOREIRA LIMA VERDE, SARA MARIA; QUINTANEIRO AUBIN, ELISETE DA CONCEICAO; TEIXEIRA DAMASCENO, NAGILA RAQUEL. Effect of Chemotherapy on Dietary Glycemic Index and Load in Patients with Breast Cancer and Their Relationships to Body Fat and Phase Angle. NUTRITION AND CANCER-AN INTERNATIONAL JOURNAL, v. 67, n. 4, p. 587-593, MAY 19 2015. Citações Web of Science: 0.
SARA MARIA MOREIRA LIMA VERDE; BRUNA MARA OKANO SÃO PEDRO; MÁRIO MOURÃO NETTO; NÁGILA RAQUEL TEIXEIRA DAMASCENO. Aversão alimentar adquirida e qualidade de vida em mulheres com neoplasia mamária. REVISTA DE NUTRICAO-BRAZILIAN JOURNAL OF NUTRITION, v. 22, n. 6, p. -, Dez. 2009.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.