Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação de aflatoxinas e ácido ciclopiazônico em rações e leite em propriedades do estado de São Paulo

Processo: 05/50979-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2005 - 30 de junho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Carlos Augusto Fernandes de Oliveira
Beneficiário:Carlos Augusto Fernandes de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Aflatoxinas  Aflatoxina M1  Ácido ciclopiazônico  Ração  Leite  Cromatografia líquida de alta eficiência 

Resumo

O projeto tem por finalidade pesquisar, quantitativamente, no período de seis meses intercalados, a ocorrência concomitante de aflatoxinas B1, B2, G1, e G2 e ácido ciclopiazônico (CPA) em amostras de ração, e de aflatoxina M1 e CPA em amostras de leite de propriedades leiteiras. As amostras de ração e leite serão colhidas em 42 propriedades, distribuídas em duas regiões de importância na captação de leite no Estado de São Paulo, São Carlos e Ribeirão Preto. O número de amostras de cada tipo de produto será 42, totalizando 84 amostras ao longo do estudo. A colheita das amostras deverá ser realizada no período de Maio/2005 a Março/2006. A determinação de aflatoxinas (B1, B2, G1, G2 e M1) e CPA será efetuada através da técnica de cromatografia líquida de alta eficiência. Os métodos a serem utilizados nas análises de aflatoxinas e CPA em rações serão validados através da execução de análises repetidas, em amostras fortificadas com as toxinas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARLOS AUGUSTO FERNANDES DE OLIVEIRA; LUCIANA SOARES SEBASTIÃO; HELENA FAGUNDES; ROICE ELIANA ROSIM; ANDREZZA MARIA FERNANDES. Determinação de aflatoxina B1 em rações e aflatoxina M1 no leite de propriedades do Estado de São Paulo. FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 30, p. -, Maio 2010.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.