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Sistema de identificação de padrões de escoamento bifásico em óleodutos, gasodutos e linhas de vapor

Processo: 07/01264-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de novembro de 2008 - 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:Grazieli Luiza Costa Carosio
Beneficiário:Grazieli Luiza Costa Carosio
Empresa Sede:Mselli Engenharia e Consultoria Ltda
Município: Sertãozinho
Pesquisadores associados:Oscar Mauricio Hernandez Rodriguez ; Paulo Seleghim Júnior
Bolsa(s) vinculada(s):09/09690-4 - Sistema de identificação de padrões de escoamento bifásico em oleodutos, gasodutos e linhas de vapor, BP.PIPE
07/01270-0 - Sistema de identificação de padrões de escoamento bifásico de oleodutos, gasodutos e linhas de vapor, BP.PIPE
Assunto(s):Fenômenos de transporte  Análise tempo-frequência  Redes neurais (computação)  Escoamento bifásico  Escoamento multifásico  Gasodutos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Tempo-Frequencia | Escoamentos Multifasicos | Padroes De Escoamento | Redes Neurais Artificiais | Escoamentos multifásicos

Resumo

Este projeto de inovação tecnológica tem como objetivo fundamental o desenvolvimento de um sistema de identificação/detecção de padrões de escoamento bifásico líquido - líquido ou gás-líquido. Podemos citar, entre outras, três aplicações imediatas para o sistema proposto: i) Detecção de golfadas (slugs) de óleo em escoamentos multifásicos - provenientes de poços de petróleo - na entrada de separadores trifásicos e outros equipamentos on-shore e off-shore (problema bem conhecido e ainda não solucionado na indústria do petróleo); ii) Monitoração e controle de escoamento de óleo pesado assistido por água (Projeto FAPESP 04/13374-7), aplicação muito importante porque permite a exploração de campos antes inviáveis e diminui sensivelmente o consumo de energia no transporte de óleos pesados; iii) Detecção de arraste de água em tubulações de vapor (estes arrastes acontecem na forma de bolhas ou pequenas golfadas de água no vapor), que provocam desde avarias nas paletas até a destruição total de turbinas a vapor. Para tanto serão combinadas tecnologias de detecção de sinais em uma plataforma de inteligência artificial. A primeira tecnologia baseia-se na análise tempo-frequência do gradiente local de pressão, seguida da aplicação de técnicas de inteligência artificial (redes neurais artificiais). A utilização conjunta destas tecnologias mostrou-se muito eficaz na detecção destes sinais (SELLI, 2007) em laboratório, o que torna bastante segura a industrialização deste sistema. A especialização do sistema para uma ou outra aplicação será feita em fase de treinamento e sintonia de seus parâmetros de operação. Isto permitirá o desenvolvimento de um sistema totalmente inovador e com desempenho bastante aprimorado, além de facilmente adaptável a situações práticas complexas, que são comumente encontradas nas indústrias do petróleo e de energia. É importante ressaltar que esta proposta é motivada e embasada pelos resultados extremamente encorajadores obtidos em um projeto de doutorado de um dos participantes da equipe de trabalho. (AU)

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