Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelos matemáticos e computacionais em epidemiologia e imunologia

Resumo

Este projeto prevê o estudo e desenvolvimento de modelos matemáticos em epidemiologia e imunologia através do formalismo usual de equações diferenciais e do formalismo discreto de autômatos celulares. Em particular, estamos interessados em descrever a dinâmica da transmissão da dengue e malária. Essas duas enfermidades, endêmicas em muitas partes do Brasil; são transmitidas por vetor mosquito e dentre os objetivos deste projeto podemos citar: desenho de estratégias de controle da transmissão da doença via estudo comportamental do mosquito; descrição do processo dinâmico de ativação dos linfócitos devido à presença do parasita da malária; comparação dos resultados analíticos e numéricos com séries temporais de dengue e malária; estudo da interação entre sistema imunológico e antígenos (vírus e parasita). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, CLAUDIA PIO; YANG, HYUN MO; ESTEVA, LOURDES. ASSESSING THE SUITABILITY OF STERILE INSECT TECHNIQUE APPLIED TO AEDES AEGYPTI. JOURNAL OF BIOLOGICAL SYSTEMS, v. 16, n. 4, p. 565-577, DEC 2008. Citações Web of Science: 17.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.