Busca avançada
Ano de início
Entree

Inervação dos vasos cerebrais de roedores durante o desenvolvimento pós-natal: possíveis modelos para o estudo do acidente vascular cerebral (AVC)

Resumo

A circulação cerebral de roedores selvagens apresenta características específicas que se alteram durante o desenvolvimento pós-natal principalmente no que tange à oclusão da artéria carótida interna reportada em capivaras jovens. No entanto, não há relatos na literatura médica acerca da inervação autônoma dos vasos cerebrais nestes animais e de suas possíveis alterações durante o desenvolvimento pós-natal. Utilizando um roedor de laboratório muito estudado como o rato, este projeto visa investigar os aspectos da circulação cerebral bem como de sua inervação em um grande roedor brasileiro como a capivara que está alometricamente mais relacionadas ao Homem (superfície corporal e peso corporal) na tentativa de se propor diferentes modelos de inervação dos vasos cerebrais possivelmente aplicáveis ao estudo do Acidente Vascular Cerebral com vistas ao melhor entendimento do AVC humano para proporcionar procedimentos terapêuticos mais eficazes que os atuais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Danos da fome 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOESCH, ANDRZEJ; MAYHEW, TERRY M.; TANG, HELEN; LOBO LADD, FERNANDO V.; LOBO LADD, ALINY A. B.; DE MELO, MARIANA PEREIRA; DA SILVA, ANDREA ALMEIDA P.; COPPI, ANTONIO AUGUSTO. Stereological and allometric studies on neurons and axo-dendritic synapses in the superior cervical ganglia of rats, capybaras and horses. Cell and Tissue Research, v. 341, n. 2, p. 223-237, . (05/53835-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.