Busca avançada
Ano de início
Entree

O processo de (re)construção do Sistema Único de Saúde no município de São Paulo: uma avaliação sobre a incorporação do princípio da integralidade na política municipal de saúde

Processo: 05/53846-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2005 - 31 de agosto de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Oswaldo Yoshimi Tanaka
Beneficiário:Oswaldo Yoshimi Tanaka
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Atenção à saúde  Políticas, planejamento e administração em saúde  Serviços de saúde  Sistema Único de Saúde 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atencao Integral A Saude | Avaliacao De Sistemas De Saude | Gestao Em Saude | Politica De Saude | Servicos De Saude | Sistema Unico De Saude - Sus

Resumo

A integralidade da atenção à saúde se destaca com o princípio do Sistema Único de Saúde (SUS) que, para vários autores, ainda não foi efetivamente incorporado na organização dos serviços e no cotidiano da atenção à saúde. Existem poucos estudos que abordam esta temática, particularmente no que se refere à incorporação desse princípio na política e gestão de saúde no âmbito municipal, bem como sua concretização na organização dos serviços de saúde. Nesse sentido, propõe-se esta pesquisa com o objetivo de identificar e avaliar as diretrizes políticas e analisar as atividades implementadas para a concretização do princípio da integralidade, no processo de (re)construção do SUS no município de São Paulo, no período de 2001 a 2006. A estratégia metodológica proposta é o estudo de caso, utilizando as seguintes fontes de dados: documentos/textos (publicações, leis, decretos, portarias, normas técnicas, relatórios de gestão, atas de reunião); entrevistas com informantes-chave, que representem os principais atores sociais envolvidos nesse processo; e observação participante de reuniões de instâncias político-administrativas do SUS no município. A análise da incorporação da integralidade da atenção à saúde será realizada em três dimensões priorizadas: política de saúde; gestão do sistema de saúde; e organização dos serviços de saúde. Para cada dimensão priorizada, são propostos indicadores que contemplam os aspectos considerados de maior relevância para os objetivos do estudo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANDRA MARIA SPEDO; OSWALDO YOSHIMI TANAKA; NICANOR RODRIGUES DA SILVA PINTO. O desafio da descentralização do Sistema Único de Saúde em município de grande porte: o caso de São Paulo, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 25, n. 8, p. 1781-1790, . (05/53846-8)
NICANOR R. S. PINTO; OSWALDO YOSHIMI TANAKA; SANDRA MARIA SPEDO. Política de saúde e gestão no processo de (re)construção do SUS em município de grande porte: um estudo de caso de São Paulo, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 25, n. 4, p. 927-938, . (05/53846-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: