Busca avançada
Ano de início
Entree

Volumetria do segmento punho-mão empregando protótipo de volúmetro com câmaras comunicantes: verificação da eficácia intra e inter-avaliadores por estudo piloto com ensaio clínico randomizado

Processo: 05/55240-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2005 - 30 de novembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Fausto Miranda Júnior
Beneficiário:Fausto Miranda Júnior
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Volumetria  Pletismografia  Linfedema 

Resumo

O presente projeto tem por objetivo apresentar o protótipo de um volúmetro de câmaras comunicantes para a avaliação do volume do segmento punho-mão, verificando acurácia, reprodutibilidade e índices de correlação dos valores obtidos. Esperamos que, em se obtendo resultados neste ensaio semelhantes ou superiores aos já comprovados pela volumetria convencional, seja possível controlar rigidamente as variáveis envolvidas e encorajar o uso rotineiro do método. A população a ser utilizada neste estudo deve ser escolhida randomicamente. Os avaliadores convidados para auxiliar no estudo deverão ser em número de 6 (seis). Eles avaliarão a população de pacientes previamente selecionada segundo os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos, utilizando um protocolo padronizado de avaliação e o protótipo do aparelho. Um grupo de três avaliadores avaliará em um local da Universidade e outro grupo de três avaliadores avaliará em outro local um segundo subgrupo de pacientes, permutando-se os dois subgrupos entre os dois grupos de avaliadores. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CARVALHO, ROGERIO MENDONCA; JANERIO PEREZ, MARIA DEL CARMEN; MIRANDA, JR., FAUSTO. Assessment of the Intraobserver and Interobserver Reliability of a Communicating Vessels Volumeter to Measure Wrist-Hand Volume. PHYSICAL THERAPY, v. 92, n. 10, p. 1329-1337, OCT 2012. Citações Web of Science: 1.
CARVALHO, ROGÉRIO MENDONÇA DE; PEREZ, MARIA DEL CARMEN JANEIRO; MIRANDA JÚNIOR, FAUSTO. Volúmetro com câmaras comunicantes: apresentação de um protótipo de dimensões reduzidas desenvolvido para a avaliação objetiva do volume de mão. Jornal Vascular Brasileiro, v. 9, n. 2, p. 76-80, 2010.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.