Busca avançada
Ano de início
Entree

Frequência de fungos nematófagos em diferentes solos e caracterização fisiológica de Arthrobotrys oligospora

Processo: 05/55314-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2005 - 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Ely Nahas
Beneficiário:Ely Nahas
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Celulase  Amilases  Controle biológico 

Resumo

Muitos fungos de solo infectam nematóides e seu potencial nematicida vem sendo estudado há muitos anos. Este projeto visa determinar a freqüência de fungos totais e nematófagos de solos com diferentes características químicas e coberturas vegetais: Impatiens valleriana, Lactuca sativa, Musa spp e Paspalum notatum e estudar o efeito de diferentes fatores físicos e nutricionais no crescimento de Arthobotris oligospora. Os isolados serão avaliados para sua atividade predadora contra Panagreilus redivivus. As contagens de nematóides e as características químicas e físicas dos solos também serão avaliadas. Ensaios prévios mostraram o potencial do fungo A. oligospora no controle de Meloidogyne spp. As melhores condições de crescimento deste fungo serão estudadas, empregando-se diferentes fontes de C, N e vitaminas. As atividades celulolitica, quitinolítica, α-amilolítica e proteolítica serão avaliadas em meio de cultura a fim de se estabelecer as condições ecológicas para seu crescimento no solo em condições de captura ou não de nematóides. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARDOSO, ELIANE R.; NAHAS, ELY. Predatory activity of nematophagous fungi against Panagrellus redivivus in the soil under different plant species. BIOLOGICAL AGRICULTURE & HORTICULTURE, v. 31, n. 4, p. 245-253, OCT 2 2015. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.