Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo sobre o efeito de eletroacupuntura em camundongos submetidos a modelos animais de dependência ao álcool

Processo: 05/55626-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2005 - 31 de agosto de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Angela Maria Florencio Tabosa
Beneficiário:Angela Maria Florencio Tabosa
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Camundongos  Dependência  Proteínas proto-oncogênicas c-fos  Eletroacupuntura  Etanol 

Resumo

A dependência ao álcool é uma enfermidade crônica que representa um impacto negativo no contexto social e nos aspectos de saúde pública, sendo decorrente de um processo neuroadaptativo que ocorre em determinadas regiões encefálicas frente ao uso abusivo da droga. O principal alvo de estudos no contexto da dependência tem sido a via mesocorticolímbica dopaminérgica. Porém outros sistemas de neurotransmissão desempenham um papel crucial na dependência ao etanol, incluindo os sistemas GABAérgico, glutamatérgico, neuropeptídeos opióides e alguns neuromoduladores envolvidos nas respostas ao estresse. Uma característica marcante na dependência é a incidência de relapso após períodos prolongados sem o uso da droga. O mesmo pode ser induzido por um novo contato com a droga, por pistas associadas ao uso anterior da droga, assim como por eventos estressantes. Até o momento, não existe um tratamento eficaz para a dependência ao álcool, viabilizando estudos que utilizem tratamentos alternativos. A eletroacupuntura é uma das terapias da Medicina Tradicional Chinesa que apesar de milenar no Oriente, foi introduzida no Ocidente no final do século XIX, mas apenas nas últimas décadas vem adquirindo um caráter científico, fundamentado principalmente, em pesquisas experimentais. Nesse contexto tem sido demonstrada a ação da eletroacupuntura ao nível de alterações funcionais em regiões e em sistemas de neurotransmissão relacionados com a dependência. Portanto, o objetivo deste trabalho é verificar o efeito da eletroacupuntura em modelos animais que mimetizam parte dos processos envolvidos na dependência ao álcool em humanos. Além disso, será verificado o efeito do tratamento com eletroacupuntura na expressão de c-Fos e nos níveis de RNAm da proteína Homer 1 A. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, JR., JAIR GUILHERME; FILEV, RENATO; COELHO, CAROLINA TESONE; YAMAMURA, YSAO; MELLO, LUIZ E.; TABOSA, ANGELA. Electroacupuncture Inhibits Ethanol-Induced Locomotor Sensitization and Alters homer1A mRNA Expression in Mice. ALCOHOLISM-CLINICAL AND EXPERIMENTAL RESEARCH, v. 33, n. 8, p. 1469-1475, AUG 2009. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.