Busca avançada
Ano de início
Entree

Enterotoxinas de staphylococcus coagulase positiva e negativa isoladas das fossas nasais e maos de manipuladores de alimentos.

Processo: 05/55706-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2006 - 30 de abril de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Vera Lúcia Mores Rall
Beneficiário:Vera Lúcia Mores Rall
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Intoxicação alimentar  Manipuladores 

Resumo

Anualmente ocorrem mais 1.300 surtos de origem alimentar, envolvendo, aproximadamente, 76 milhões de indivíduos, com 325 mil internações e 5 mil mortes, somente nos Estados Unidos. Os manipuladores são importantes peças na qualidade dos alimentos, podendo ser causadores de intoxicações de origem alimentar, pela introdução de patógenos nos alimentos durante o processamento, distribuição e manipulação. Staphylococcus aureus produtor de enterotoxinas é considerado um dos maiores causadores de intoxicação de origem alimentar epode estar presente nas fossas nasais e mãos. Mais recentemente, várias outras toxinas tem sido descritas e seus genes seqüenciados, sendo nomeadas de enterotoxinas K, L, M, N, O, P, Q, R e U. Porém, até o momento, a relação entre as novas enterotoxinas e intoxicações de origem alimentar ainda não está completamente esclarecida, pois a maior incidência desses genes foi observada a partir de isolados clínicos ou cepas de coleções de cultura. Existem poucos trabalhos sobre intoxicação estafilocócica envolvendo essas novas enterotoxinas, em contraste com a extensa literatura sobre surtos causados pelas cinco enterotoxinas clássicas. Outras espécies de Staphylococcus, como S. hycus, S. intermedius e vários estafilococos coagulase negativa também tem sido envolvidos em casos de intoxicação alimentar. Assim, o objetivo do trabalho é verificar a freqüência de isolamento de estafilococos coagulase positiva ou negativa das mãos de manipuladores de alimentos e pesquisar a presença dos genes para as enterotoxias SEA, SEB, SEC, SED, SEE, SEG, SEH, SEI e SEJ. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio: