Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos agentes etiologicos da sindrome infecto-reacional lyme-simile.

Processo: 05/56166-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2006 - 30 de novembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Natalino Hajime Yoshinari
Beneficiário:Natalino Hajime Yoshinari
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):06/51267-3 - Estudo dos agentes etiologicos da sindrome infecto-reacional lyme-simile., BP.TT
Assunto(s):Mycoplasma  Doença de Lyme  Carrapatos  Chlamydia 

Resumo

A Doença de Lyme (DL) é uma zoonose causada pela Borrelia burgdorferi e transmitida por carrapatos Ixodídeos. Atualmente, é a enfermidade infecciosa de transmissão por artrópodes mais comum no Hemisfério Norte. No Brasil, a DL tem sido pesquisada há 15 anos no LIM 17 do HC FMUSP, e atualmente é considerada uma enfermidade emergente de grande relevância à classe médica brasileira. Entretanto, no nosso país, a enfermidade é distintiva com característica de Síndrome, devido possivelmente a presença de agentes etiológicos diferentes (mycoplasma, chlamydia e espiroquetídeos não definidos), causando manifestações clinicas semelhantes a DL clássica. Este projeto tem como objetivo identificar os microorganismos responsáveis desta síndrome, possivelmente constituída por Borrelia spp, Mycoplasma spp e Chlamydia spp, em diversos materiais biológicos provenientes de pacientes, através das técnicas de Biologia Molecular, sorologia e microscopia eletrônica. A pesquisa beneficiará a padronização diagnóstica da Síndrome Lyme-símile, além de abrir perspectivas no conhecimento de outras enfermidades reumáticas e neurológicas associadas as infecções por microorganismos latentes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANTOVANI, ELENICE; MARANGONI, ROBERTA G.; GAUDITANO, GIANCARLA; BONOLDI, VIRGNIA L. N.; YOSHINARI, NATALINO H. AMPLIFICATION OF THE flgE GENE PROVIDES EVIDENCE FOR THE EXISTENCE OF A BRAZILIAN BORRELIOSIS. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, v. 54, n. 3, p. 153-157, MAY-JUN 2012. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.