Busca avançada
Ano de início
Entree

Distribuicao espacial do fluxo radiativo de onda longa na regiao metropolitana de sao paulo.

Processo: 05/56287-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2006 - 30 de junho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Tarik Rezende de Azevedo
Beneficiário:Tarik Rezende de Azevedo
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Clima  Urbano 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Canyon Urbano | Clima | Floresta Urbana | Observacoes Moveis | Onda Longa | Urbano

Resumo

O interesse deste projeto é analisar o comportamento das emissões de radiação de onda longa sob diferentes condições microclimáticas, definidas em uma área tropical, urbanizada de forma heterogênea e cujos limites abrangem a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Será realizada a análise da distribuição espacial e temporal do balanço das emissões de onda longa, a partir de observações veiculares móveis em diversos trajetos, definidos através da RMSP, que compreendam usos do solo variados, tais como setores financeiros, comerciais, industriais, viários e residenciais, vegetados ou não. A obtenção de uma tipologia característica do comportamento da emissão de onda longa, em função do uso do solo, constituir-se-á no elemento de análise fundamental para indicação de diversos microclimas, verificando-se a possível ocorrência de ilhas urbanas quentes ou ilhas de parque frias (Spronken-Smith e Oke, 1998), a partir da suposição de que medições do espectro termal do infravermelho possam representar mais adequadamente tal fenômeno, ao invés de tão somente observações diretas da temperatura do ar. Em última análise, o conjunto de transectos característicos do fluxo de radiação de onda longa, sobre a área da RMSP, será relacionado a um maior ou menor grau de impacto das ações antropogênicas resultantes sobre a paisagem, avaliando-se a variabilidade espacial da liberação de gases poluentes, da impermeabilização de superfícies, das circulações de ar induzidas, das fontes antropogênicas de calor, dos fatores de visão do céu, bem como do dimensionamento das diversas edificações existentes nos canyons urbanos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JASCHKE MACHADO, A.; REZENDE DE AZEVEDO, T.. Detection of the urban heat-Island effect from a surface mobile platform. REVISTA DE TELEDETECCION, v. N/A, n. 27, p. 12-pg., . (05/56287-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: