Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilizacao de humus para a biorremediacao de solos contaminados por derivados de petroleo.

Resumo

Neste projeto propõe-se a determinação de BTEX, e de 16 hidrocarbonetos policíclicos aromáticos - PAHs. O objetivo maior é a determinação desses compostos em solos adjacentes a postos de combustível, com vistas à avaliação e à possível recuperação dessas áreas impactadas. Para uma melhor avaliação das áreas, as águas subterrâneas serão avaliadas com respeito aos compostos citados. A determinação dos BTEX será realizada por cromatografia a gás (CG) com detector de fotoionização de chama e extração por "head space" e, comparativamente, por micro-extração em fase sólida. A determinação dos PAH será realizada por detector de fotoionização após extração por ultra-som para o solo e extração líquido-líquido para a água e por cromatografia líquida. A confirmação dos compostos em amostras desconhecidas será feita por CG acoplada a espectrômetro de massas. Propõem-se meios de recuperação de solos contaminados, via adição de húmus às áreas impactadas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAULO R. DORES-SILVA; MARIA D. LANDGRAF; MARIA OLÍMPIA O. REZENDE. Acompanhamento químico da vermicompostagem de lodo de esgoto doméstico. Química Nova, v. 34, n. 6, p. 956-961, 2011.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.