Busca avançada
Ano de início
Entree

Purificação e caracterização parcial de bacteriocina produzida por Lactobacillus sakei 1

Processo: 05/56430-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2006 - 30 de novembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Elaine Cristina Pereira de Martinis
Beneficiário:Elaine Cristina Pereira de Martinis
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Indústria de alimentos  Bactérias ácido lácticas  Lactobacillus sakei  Bacteriocinas  Listeria monocytogenes 

Resumo

Há crescente preocupação na indústria de alimentos para o controle de microrganismos psicotróficos causadores de toxinfecções ou deteriorantes. Uma alternativa promissora é o biocontrole, com o uso principalmente, de bactérias láticas (BAL) e/ou seus metabólitos para inibir microrganismos indesejáveis, algumas cepas de BAL podem sintetizar e excretar peptídeos antimicrobianos denominados bacteriocinas. Até o momento, a nisina é a única bacteriocina permitida para a indústria de alimentos, mas há limitações de uso devido à sua inativação em produtos cárneos. Neste sentido, há necessidade de busca de outras bacteriocinas para utilização bem sucedida em carnes. Lactobacillus sakei 1 é uma BAL isolada em nosso laboratório, a partir de linguiça suína e é capaz de inibir Listeria monocytogenes, por meio da produção de bacteriocina. Neste projeto, a bacteriocina de L. sakei 1 será produzida, extraída e purificada a partir de caldo de cultura. A pureza e o rendimento das preparações obtidas, nas diversas etapas de extração e purificação, serão monitorados por meio de dosagem do conteúdo proteico e da atividade inibitória frente a L. monocytogenes. A fração com atividade antilisterial deverá ser submetida à técnica de eletroforese em gel de agarose para estimativa da massa molecular da bacteriocina. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
D'ANGELIS, C. E. M.; POLIZELLO, A. C. M.; NONATO, M. C.; SPADARO, A. C. C.; DE MARTINIS, E. C. P. PURIFICATION, CHARACTERIZATION AND N-TERMINAL AMINO ACID SEQUENCING OF SAKACIN 1, A BACTERIOCIN PRODUCED BY LACTOBACILLUS SAKEI 1. JOURNAL OF FOOD SAFETY, v. 29, n. 4, p. 636-649, NOV 2009. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.