Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da expressão dos receptores RAR e RXR a, b e g e da quimiosensibilidade de mastocitomas caninos graus I, II e III ao ácido retinóico

Processo: 05/56451-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2006 - 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Maria Lucia Zaidan Dagli
Beneficiário:Maria Lucia Zaidan Dagli
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Mastocitoma animal  Ácido retinoico  Quimioterápicos  Cultura de células 

Resumo

A pesquisa de novos agentes quimioterápicos contra o câncer envolve estudos pré-clínicos in vitro e para isso é necessário o desenvolvimento de procedimentos de cultivo ideais para as células de mastocitoma canino de graus I, II e III. O ácido retinóico (AR) é um ácido natural derivado da vitamina A (retinol) com duas isoformas principais: o ácido retinóico todo-trans (ATRA) e o 9-cis com grande impacto no tratamento da Leucemia promielocítica aguda, no carcinoma de tireóide, na inibição do desenvolvimento in vitro de mastócitos humanos. É sabido que os retinóides são capazes de induzir diferenciação, suprimir a proliferação celular e induzir a apoptose. As ações dos retinóides são geralmente mediadas pelos receptores de ácido retinóico (RARs alpha, beta e gama) e receptores X (RXRs alpha, beta e gama). Tanto ATRA e 9-cisRA ativam RAR, entretanto 9-cisRA se ligam apenas a RXR. Objetivamos avaliar a presença dos receptores RAR e RXR alpha, beta e gama nos mastócitos de mastocitomas caninos de diferentes graus provenientes do Serviço de Cirurgia do Hospital Veterinário da FMVZ. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINELLO, K. C.; NAGAMINE, M.; SILVA, T. C.; MATSUZAKI, P.; CAETANO, H. V.; TORRES, L. N.; FUKUMASU, H.; AVANZO, J. L.; MATERA, J. M.; DAGLI, M. L. Z. In vitro chemosensitivity of canine mast cell tumors grades II and III to all-trans-retinoic acid (ATRA).. VETERINARY RESEARCH COMMUNICATIONS, v. 33, n. 6, p. 581-588, 2009. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.