Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão dos fatores de regulação miogênica no tecido muscular esquelético do pacu (Piaractus mesopotamicus) Holmberg 1887: Serrasalminae, Characidae, Teleostei)

Resumo

A expressão dos MRFs pelos mioblastos indiferenciados nas fibras musculares, está relacionada com a modulação do crescimento muscular, e pode influenciar o tamanho dos peixes no estágio adulto. O conhecimento dos mecanismos envolvidos na expressão dos MRFs possui uma importância prática para as pesquisas em aqüicultura e pode ser utilizado para a discussão das possíveis oscilações que ocorrem nas respostas biológicas, principalmente em espécies cultivadas em grande escala. O objetivo do trabalho será avaliar a expressão dos MRFs, MyoD e miogenina, no tecido muscular estriado esquelético do pacu, durante o crescimento. Exemplares de peixes serão sacrificados e determinados o ganho de peso. Amostras da musculatura serão submetidas à coloração HE e calculados a área e o diâmetro das fibras musculares para avaliar a participação da hipertrofia e hiperplasia no crescimento muscular da tilápia. A avaliação da expressão gênica dos fatores de regulação miogênica (MRFs) na musculatura esquelética do pacu será realizada por RT-PCR. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVES DE ALMEIDA, FERNANDA LOSI; CARVALHO, ROBSON FRANCISCO; PINHAL, DANILLO; PADOVANI, CARLOS ROBERTO; MARTINS, CESAR; DAL PAI-SILVA, MAELI. Differential expression of myogenic regulatory factor MyoD in pacu skeletal muscle (Piaractus mesopotamicus Holmberg 1887: Serrasalminae, Characidae, Teleostei) during juvenile and adult growth phases. Micron, v. 39, n. 8, p. 1306-1311, DEC 2008. Citações Web of Science: 25.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.