Busca avançada
Ano de início
Entree

Diferentes critérios de avaliação das exigências em triptofano, treonina, valina e isoleucina para frangos de corte na fase de 22 a 42 dias de idade

Processo: 05/56680-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2006 - 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Otto Mack Junqueira.
Beneficiário:Otto Mack Junqueira.
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Frangos de corte  Eficiência  Proteína ideal 

Resumo

A avicultura tem apresentado avanços extraordinários nas últimas décadas, o progresso em termos de genética, sanidade, nutrição e manejo proporcionou ganhos que tornaram a avicultura uma atividade altamente competitiva no mercado de proteína de origem animal. A nutrição tem considerável responsabilidade pelo sucesso da avicultura, objetivando melhorar o rendimento de carcaça e, especialmente de carne de peito, têm surgido vários trabalhos buscando manipular os níveis nutricionais das dietas para frangos de corte, a fim de adequar as exigências para a obtenção de maiores rendimentos. A alimentação nas aves representa aproximadamente 70% do custo total de produção e é determinante do desempenho animal. Dessa forma, é necessário o estabelecimento de níveis nutricionais mínimos que promovam o máximo desempenho produtivo animal por um menor custo. Dentro do contexto exposto, o presente trabalho tem por objetivos: estabelecer diferentes critérios de avaliação das exigências dos aminoácidos digestíveis triptofano, treonina, valina e isoleucina para frangos de corte de 22 a 42 dias de idade; estimar as exigências para cada aminoácido, utilizando diferentes modelos de regressão: os modelos quadrático, exponencial e de retas segmentadas ou broken line ("linha quebrada"), estabelecendo equações para ganho de peso e conversão alimentar e a partir desses dados, calcular os perfis ideais de proteína para ganho de peso e conversão alimentar. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KARINA FERREIRA DUARTE; OTTO MACK JUNQUEIRA; ROSEMEIRE DA SILVA FILARDI; ANTONIO CARLOS DE LAURENTIZ; CARLA HELOÍSA DE FARIA DOMINGUES; ELIANA APARECIDA RODRIGUES. Digestible isoleucine requirements for 22- and 42-day-old broilers. Acta Sci., Anim. Sci., v. 37, n. 1, p. 23-28, Mar. 2015.
DUARTE, KARINA FERREIRA; JUNQUEIRA, OTTO MACK; FILARDI, ROSEMEIRE DA SILVA; DE SIQUEIRA, JEFFERSON COSTA; PUZOTTI, MAIRA MANGILI; GARCIA, EDIVALDO ANTONIO; MOLINO, ANDREA DE BRITTO; DE LAURENTIZ, ANTONIO CARLOS. Digestible tryptophan requirements for broilers from 22 to 42 days old. REVISTA BRASILEIRA DE ZOOTECNIA-BRAZILIAN JOURNAL OF ANIMAL SCIENCE, v. 42, n. 10, p. 728-733, Out. 2013. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.