Busca avançada
Ano de início
Entree

Densitometria óssea, biodisponibilidade do fósforo e nitrogênio e desempenho de frangos de corte alimentados com diferentes níveis de fósforo e a inclusão da enzima fitase

Processo: 05/56681-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2006 - 31 de outubro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Otto Mack Junqueira.
Beneficiário:Otto Mack Junqueira.
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Densitometria óssea  Eficiência  Frangos de corte 

Resumo

O experimento será conduzido no setor de avicultura da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Campus de Jaboticabal, com o objetivo de estudar o efeito de diferentes níveis de fitase sobre a biodisponibilidade de fósforo e nitrogênio, desempenho e densitometria óssea de frangos de corte alimentados com dois níveis de fósforo na fase inicial (1 a 21 dias), crescimento (22 a 42 dias) e final (43 a 49 dias de idade). Serão utilizados 1.800 pintos de corte machos distribuídos em um delineamento experimental inteiramente casualizado com cinco tratamentos e 8 repetições de 45 aves cada. Os tratamentos consistirão de uma ração para cada fase experimental com os níveis preconizados por ROSTAGNO et al. (2000) e outras quatro rações com adição de 400, 500, 600 e 700 FTU/kg de ração, atingindo o mesmo nível de fósforo disponível da ração testemunha. Será considerada a matriz nutricional da enzima em estudo. Os parâmetros de desempenho avaliados no experimento serão: ganho de peso, consumo de ração, conversão alimentar, viabilidade e índice de eficiência de produtividade. O potencial de utilização dos resíduos será avaliado através de análises físico-químicas (nitrogênio, fósforo e umidade) de amostras de cama+excretas e excretas, sendo as excretas obtidas em ensaio de disponibilidade realizado ao final do experimento, quando também serão sacrificadas 4 aves por parcela para coleta da tíbia e posterior leitura densitométrica. Os dados serão submetidos à.análise de variância através do procedimento General Linear Model (GLM) do programa SAS® (SAS Institute, 1996) e, em caso de significância estatística, as médias serão comparadas pelo teste de Duncan a 5% de probabilidade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ASSUENA, V; JUNQUEIRA, O. M.; DUARTE, K. F.; LAURENTIZ, A. C.; FILARDI, R. S.; SGAVIOLI, S. Effect of Dietary Phytase Suplementation on the Performance, Bone Densitometry, and Phosphorus and Nitrogen Excretion of Broilers. Brazilian Journal of Poultry Science, v. 11, n. 1, p. 25-30, Mar. 2009. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.