Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do ambiente climático para criação de bovinos leiteiros em região com altos níveis de radiação solar

Resumo

Serão feitas medições de temperatura retal, temperatura da superfície externa do corpo, frequência respiratória, dos níveis de pigmentação da epiderme e do pelame e das características do pelame (espessura da capa, comprimento médio dos pêlos, diâmetro médio dos pêlos, ângulo de inclinação dos pêlos) em vacas leiteiras de rebanhos nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará. Essas medidas são associadas a medições simultâneas de variáveis ambientais (irradiância solar, temperatura radiante média, temperatura do ar, umidade do ar, velocidade do vento), com o objetivo de estabelecer índices de estresse ambiental. Esses índices são comparados com fórmulas similares existentes na literatura, escolhendo-se o melhor índice para a realização de um zoneamento bioclimático da pecuária leiteira nos estados do Nordeste. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, ROBERTO GOMES; GUILHERMINO, MAGDA MARIA; FACANHA DE MORAIS, DEBORA ANDREIA E. Thermal radiation absorbed by dairy cows in pasture. INTERNATIONAL JOURNAL OF BIOMETEOROLOGY, v. 54, n. 1, p. 5-11, JAN 2010. Citações Web of Science: 22.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.