Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização da temperabilidade e das curvas de transformação de fases de aços inoxidáveis martensíticos não convencionais do tipo FeCrNi, associada a microestrutura, resistência a corrosão

Resumo

Na última década foram desenvolvidas novas classes de aços inoxidáveis martensíticos, com teores de carbono de 0,01-0,1%C, cromo 11-13%Cr, níquel 2-6%, com o objetivo de atender principalmente às necessidades do segmento da indústria do petróleo, por apresentarem boa resistência à corrosão associada a boa resistência mecânica. Contudo, o seu uso tem sido restrito pelo fato de ser um desenvolvimento recente e muitas de suas propriedades ainda são motivos de investigação. Assim, este projeto investigará as transformações de fases que ocorrem através de ensaios isotérmicos, em aços inoxidáveis martensíticos fundidos, com composições química distintas. Será estabelecido, com base nos resultados obtidos por dilatometria, as condições otimizadas dos tratamentos térmicos de têmpera e revenido, para a obtenção de uma estrutura que apresente simultaneamente as propriedades de resistência à corrosão na presença de íons cloreto e as propriedades mecânica recomendadas quando em serviço. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NEIDE APARECIDA MARIANO; DIOGO MARINHO; JULIO CEZAR DIAS; MARCOS ALEXANDRE FERNANDES. Efeito da temperatura e tempo de austenitização nas transformações de fase da liga 13Cr2Ni0,1C. Rem: Revista Escola de Minas, v. 63, n. 1, p. 27-31, Mar. 2010.
MARIANO‚ N.A.; MARINHO‚ D.; DIAS‚ J.C.; FERNANDES‚ M.A. Efeito da temperatura e tempo de austenitização nas transformações de fase da liga 13Cr2Ni0‚ 1C. Rem: Revista Escola de Minas, n. 1, p. 27-31, 2010.
RANALLI, G. A.; PALLONE, A. S. N.; PEREIRA, V. F.; OLIVEIRA, R. G.; MARIANO, N. A. Efeitos da nitretação por plasma com pós-oxidação e por banho de sal na resistência à corrosão de um aço ferramenta. MATERIA-RIO DE JANEIRO, v. 14, n. 2, p. 814-823, 2009.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.