Busca avançada
Ano de início
Entree

Retencao de sedimentos em matas ciliares sob distintos cultivos e sistemas de preparo do solo.

Processo: 05/59484-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2006
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Gerd Sparovek
Beneficiário:Gerd Sparovek
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Matas ciliares  Bacia hidrográfica  Legislação ambiental 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bacia Hidrografica | Legislacao Ambiental | Mata Ciliar | Modelagem De Erosao | Tolerancia De Perda Do Solo

Resumo

A USP - ESALQ e CENA abriga uma das poucas equipes da América do Sul dedicada ao estudo da redistribuição de sedimentos a partir da técnica do 137Cs. Esta técnica tem a vantagem de permitir a avaliação da redistribuição de sedimentos em áreas de produção comercial, evitando a necessidade de instalações experimentais, proporcionando maior realismo e representatividade aos resultados das avaliações. Esta equipe, através de uma de suas pesquisadoras egressas, atualmente ligada a Universidade Federal de Goiás (UFG), vem propor uma parceria entre as duas instituições que contará com a ajuda de uma empresa de consultoria na área agronômica atuante na região (Geonutri). Nesta parceria, que conta com esta proposta de auxílio para a sua materialização, pretende-se estender as pesquisas já realizadas pela equipe da ESALQICENA sobre retenção de sedimentos em matas ciliares para áreas representativas da região Centro-Oeste. Nesta região há significativa expansão de fronteira agrícola e intensificação no uso das terras. As matas ciliares têm papel decisivo na manutenção da qualidade dos recursos hídricos e no equacionamento dos impactos ambientais da erosão do solo. Avaliações seguras e precisas sobre eficiência de retenção de sedimentos em matas ciliares refletindo condições operacionais de campo, ou seja, a realidade da produção agrícola são essenciais para a gestão dos recursos naturais da região que estão cada vez mais sujeitos a processos de degradação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARLOEME A. DE OLIVEIRA; HUBERTO J. KLIEMANN; VLADIA CORRECHEL; FELIPE C. V. DOS SANTOS. Avaliação da retenção de sedimentos pela vegetação ripária pela caracterização morfológica e físico-química do solo. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 14, n. 12, p. 1281-1287, . (05/59484-0)