Busca avançada
Ano de início
Entree

Biossíntese de pilocarpina em jaborandi

Processo: 05/60007-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2006 - 30 de junho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Paulo Mazzafera
Beneficiário:Paulo Mazzafera
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Pilocarpina  Jaborandi  Metabolismo secundário 

Resumo

O nosso grupo vem desenvolvendo estudos sobre a regulação da produção de pilocarpina in vitro, bem como estabelecendo linhagens de células com produção estável deste alcalóide e identificando novos alcalóides no extrato foliar por ESI (+) /MS/MS/MS. O projeto encontra-se em fase final, onde precisamos confirmar a estrutura dos novos alcalóides presentes no extrato foliar por RMN e também confirmar a hipótese biossintética da pilocarpina: de que a partir dos mesmos intermediários são formadas três vias: para a formação de pilocarpina, anidropilosina e um novo alcalóide. Os intermediários são formados por mecanismos de reação semelhantes ao que ocorre na via das lignanas. Para isso, nos propomos a utilizar histidina-13C e fenilalanina-13C em suspensões celulares de P. microphyllus e analisar a incorporação de 13C por ESI (+) -MS/MS/MS nos alcalóides estudados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDREAZZA, NATHALIA LUIZA; ABREU, ILKA NACIF; HELENA FRANKLAND SAWAYA, ALEXANDRA CHRISTINE; MAZZAFERA, PAULO. Characterisation of the membrane transport of pilocarpine in cell suspension cultures of Pilocarpus microphyllus. Journal of Plant Physiology, v. 175, p. 37-47, MAR 1 2015. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.