Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da ocorrencia de exposicao ocupacional com material biologico como estrategia para intervir junto aos enfermeiros e auxiliares de enfermagem sobre normas de biosseguranca.

Processo: 05/60675-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2006 - 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Elucir Gir
Beneficiário:Elucir Gir
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Biossegurança  Pessoal de saúde  Exposição ocupacional 

Resumo

Este estudo contempla 4 sub-projetos e tem como objetivos: avaliar as dimensões das crenças dos enfermeiros -chefes acerca da exposição ocupacional a material biológico; monitorar o seguimento clínico dos profissionais de enfermagem expostos a material biológico, em 4 momentos segundo protocolo do Ministério da Saúde; avaliar os profissionais de enfermagem que se acidentaram com material biológico e não procuraram atendimento especializado, conforme recomendado; implementar ações educativas. Serão sujeitos da pesquisa profissionais da enfermagem de um hospital de ensino, de grande porte, do interior paulista. Os dados serão coletados através de entrevista individual, consulta aos prontuários, grupo focal. A análise quantitativa será realizada com recursos do programa EPI-Info 2000 e a análise qualitativa será norteada pelo referencial teórico do Modelo de Crenças em Saúde de Rosenstock (1974). A pesquisa culminará em dados importantes para otimizar estratégias preventivas e de controle dessa problemática. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)