Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do veneno dos escorpiões Tityus sobre o edema de pata e na atividade de macrófagos, produção e mobilização de leucócitos: participação do fator ativador de plaquetas

Processo: 05/00846-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2006 - 30 de novembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:Fábio Henrique Kwasniewski
Beneficiário:Fábio Henrique Kwasniewski
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Farmacologia  Venenos de origem animal  Escorpiões  Fator de ativação de plaquetas  Inflamação  Leucócitos  Medula óssea 

Resumo

O escorpionismo é um problema importante na saúde pública de vários países incluindo o nosso. No Brasil a maioria dos casos de acidentes com escorpiões ocorrem na região sudeste e são ocasionados por animais do gênero Tityus. A maioria das vítimas têm entre 4 e 14 anos, e justamente é nessa faixa etária que são relatados os acidentes fatais decorrentes de complicações cardio-pulmonares. Sinais de inflamação local e sistêmica, como a presença de citocinas no sangue, podem ser notados nas vítimas e também no envenenamento experimental, além de ocorrer ainda a leucocitose. A ativação de macrófagos residentes pelo veneno de escorpião (no caso o Tityus serrulatus) já foi demonstrada. É razoável supor que as citocinas presentes na circulação sangüínea sejam produzidas por macrófagos e que tenham múltiplos efeitos no envenenamento. Um outro mediador implicado no envenenamento experimental é o fator ativador de plaquetas (PAF), podendo ser produzido por várias células entre as quais os macrófagos, pode exercer sobre estes uma modulação autócrina influenciando a atividade fagocítica e liberação de mediadores (como por exemplo citocinas). A participação do PAF no envenenamento possivelmente não se resuma apenas à modulação da atividade macrofágica, mas também pode ser importante para a produção de leucócitos, mobilização destes para o sangue e sua posterior migração para um local inflamado. Este projeto visa estudar comparativamente o efeito do veneno de duas espécies de escorpiões do gênero Tityus (serrulatus e bahiensis) sobre o edema de pata, a ativação de macrófagos residentes e na produção de células pela medula óssea, mobilização de leucócitos para o sangue e migração destas células. Os resultados obtidos poderão ser úteis não apenas para uma melhor compreensão da fisiopatologia do escorpionismo, o que é relevante para o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas, sejam adjuvantes ou não, mas também determinar, ainda que de maneira preliminar, se o veneno de escorpião (e futuramente componentes deste) poderia ser útil como uma ferramenta na modulação da resposta imune inata através da ativação de macrófagos e produção e mobilização de leucócitos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FIALHO, EDER M. S.; MACIEL, MARCIA C. G.; SILVA, ARLLEY C. B.; REIS, ARAMYS S.; ASSUNCAO, ANNE KARINE M.; FORTES, THIARE S.; SILVA, LUCILENE A.; GUERRA, ROSANE N. M.; KWASNIEWSKI, FABIO H.; NASCIMENTO, FLAVIA R. F. Immune cells recruitment and activation by Tityus serrulatus scorpion venom. Toxicon, v. 58, n. 6-7, p. 480-485, NOV 2011. Citações Web of Science: 30.
SEVERINO‚ DN; PEREIRA‚ RL; KNYSAK‚ I.; CÂNDIDO‚ DM; KWASNIEWSKI‚ FH. Edematogenic Activity of Scorpion Venoms from the Buthidae Family and the Role of Platelet-Activating Factor and Nitric Oxide in Paw Edema Induced by Tityus Venoms. Inflammation, v. 32, n. 1, p. 57-64, 2009. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.