Resumo
Os cânceres de cabeça e pescoço encontram-se entre os dez tipos mais frequentes, sendo que a variante mais comum é o carcinoma epidermóide (CE) localizado em vias aerodigestivas superiores (VADS). As estratégias terapêuticas para o CE da cabeça e pescoço baseiam-se fundamentalmente na localização do tumor e no sistema de estadiamento TNM. Entretanto, em muitos casos, tumores com mesmo estadiamento clínico e localização, tratados pelo mesmo método, apresentam padrões de recorrência e riscos de óbito diferentes. O conhecimento mais amplo do comportamento biológico dos CE da cabeça e pescoço pode permitir um delineamento mais claro da progressão tumoral nos campos de cancerização e do potencial biológico de invasão e metastatização das lesões invasivas. Assim sendo, atualmente, buscam-se metodologias e técnicas laboratoriais capazes de auxiliar no diagnóstico precoce, na determinação do prognóstico e no seguimento dos pacientes, pois, desta forma, se poderá adequar melhor a terapêutica ao grau de agressividade biológica da lesão a ser tratada. A presença de hipermetilação na região promotora de diferentes genes tem sido considerada um marcador para vários tumores, incluindo os de cabeça e pescoço. Por essa razão, o presente trabalho tem por objetivo analisar o perfil de metilação de determinados genes alvos em amostras (tumores, saliva e soro) de pacientes submetidos a tratamento de CE da cabeça e pescoço, visando verificar a utilidade desse perfil de metilação como possível marcador de prognóstico em portadores de carcinoma de cabeça e pescoço. (AU)
Publicações científicas
(4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, CLAUDIA MARIA;
DE CARVALHO, ANA CAROLINA;
DA SILVA, FELIPE RODRIGUES;
MELENDEZ, MATIAS ELISEO;
LESSA, ROBERTA CARDIM;
ANDRADE, VALERIA CRISTINA C.;
KOWALSKI, LUIZ PAULO;
VETTORE, ANDRE L.;
CARVALHO, ANDRE LOPES.
In vitro and in silico validation of CA3 and FHL1 downregulation in oral cancer.
BMC CANCER,
v. 18,
FEB 17 2018.
Citações Web of Science: 1.
BOMFIM LONGO, ANA LUIZA;
RETTORI, MARIANNA M.;
DE CARVALHO, ANA CAROLINA;
KOWALSKI, LUIZ PAULO;
CARVALHO, ANDRE LOPES;
VETTORE, ANDRE LUIZ.
Evaluation of the methylation profile of exfoliated cell samples from patients with head and neck squamous cell carcinoma.
HEAD AND NECK-JOURNAL FOR THE SCIENCES AND SPECIALTIES OF THE HEAD AND NECK,
v. 36,
n. 5,
p. 631-637,
MAY 2014.
Citações Web of Science: 6.
LESSA, ROBERTA C.;
CAMPOS, ANTONIO HUGO J. F. M.;
DE FREITAS, CARLOS ELIAS;
DA SILVA, FELIPE RODRIGUES;
KOWALSKI, LUIZ PAULO;
CARVALHO, ANDRE LOPES;
VETTORE, ANDRE LUIZ.
Identification of upregulated genes in oral squamous cell carcinomas.
HEAD AND NECK-JOURNAL FOR THE SCIENCES AND SPECIALTIES OF THE HEAD AND NECK,
v. 35,
n. 10,
p. 1475-1481,
OCT 2013.
Citações Web of Science: 19.
RETTORI, MARIANNA MARCONATO;
DE CARVALHO, ANA CAROLINA;
BOMFIM LONGO, ANA LUIZA;
DE OLIVEIRA, CLEYTON ZANARDO;
KOWALSKI, LUIZ PAULO;
CARVALHO, ANDRE LOPES;
VETTORE, ANDRE LUIZ.
Prognostic significance of TIMP3 hypermethylation in post-treatment salivary rinse from head and neck squamous cell carcinoma patients.
Carcinogenesis,
v. 34,
n. 1,
p. 20-27,
JAN 2013.
Citações Web of Science: 26.