Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação genética e zootécnica de duas variedades de tilápia nilótica (O. niloticus var. Red-Stirling e O. niloticus var. Chitralada) para o estabelecimento de um programa de produção massal de um híbrido de tilápia vermelha

Resumo

A produção de peixes em cativeiro tem assumido um papel importante no total de pescado disponível para alimentação humana, produção de farinha de peixe e óleo. As mudanças de hábito alimentar, isto é, a procura por alimentos de origem animal com baixos níveis de colesterol e alto valor protéico, têm colocado a carne de peixe no cardápio diário de muitas populações. A tilápia é um peixe originário da África, porém presente em cultivos em vários países dos hemisférios Norte e Sul. Ela foi introduzida no Brasil na década de 1950 e atualmente é um peixe encontrado em quase todo o pais, tanto em cultivos comerciais como em reservatórios e açudes. Entre as várias espécies de tilápia utilizadas na piscicultura, a tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) tem sido a mais cultivada. A tilápia vermelha é uma variante mutacional que foi descoberta na década de 1960, na Tailândia. Entre as espécies em que a mutação para coloração vermelha em tilápias foi evidenciada, pode-se destacar a O. niloticus. O presente projeto objetiva desenvolver uma variedade híbrida intraespecífica de tilápia que reúna as qualidades zootécnicas superiores da variedade de O. niloticus chitralada com a coloração vermelha da variedade O. niloticus red-stirling, desejada em termos de mercado. Os resultados apresentados na fase 1 do presente projeto atestaram o potencial da variedade red-stirling quanto a seu desempenho zootécnico nas condições de campo, como também quanto a seu baixo índice de endogamia, condição importante para o implemento de práticas de melhoramento genético por seleção. Assim, com o estabelecimento da fase 2 do presente projeto, a meta será produzir a partir do segundo ano 3.410.000 alevinos/ano. O investimento nesta fase possibilitará a implantação de um sistema intensivo e contínuo de produção de alevinos que serão monitorados por análise de marcadores genéticos para avaliar a sua qualidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
El turno de la tilapia 
A vez da tilápia 
Un híbrido robusto 
Híbrido robusto 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIEIRA, VANESSA AP R. O.; HILSDORF, ALEXANDRE W. S.; MOREIRA, RENATA GUIMARAES. The fatty acid profiles and energetic substrates of two Nile tilapia (Oreochromis niloticus, Linnaeus) strains, Red-Stirling and Chitralada, and their hybrid. AQUACULTURE RESEARCH, v. 43, n. 4, p. 565-576, MAR 2012. Citações Web of Science: 4.
APARECIDA MOREIRA‚ A.; LUIZ MARQUES MOREIRA‚ H.; WAGNER SILVA HILSDORF‚ A. Comparative growth performance of two Nile tilapia (Chitralada and Red-Stirling)‚ their crosses and the Israeli tetra hybrid ND-56. AQUACULTURE RESEARCH, v. 36, n. 11, p. 1049-1055, 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.