Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da resistencia a fratura em coroas metaloceramicas e ceramoceramicas, utilizando infra estruturas com e sem reforco.

Processo: 05/04581-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2006 - 30 de setembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Gerson Bonfante
Beneficiário:Gerson Bonfante
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Ligas metalo-cerâmicas  Próteses e implantes  Resistência à fratura 

Resumo

As restaurações metalocerâmicas apresentam relatos de sucesso clínico a longo prazo e as características de reforço (cinta e poste proximal) das infra-estruturas metálicas parecem ser de grande importância para este sucesso. Estes reforços estão ausentes nas infra-estruturas das restaurações ceramocerâmicas. O objetivo deste estudo será determinar e comparar a resistência à fratura por compressão axial de coroas metalocerâmicas confeccionadas com infra-estrutura metálica de níquel-cromo com desenho com reforço (grupo controle) e sem reforço, o mesmo ocorrendo com infra-estruturas ceramocerâmicas, com desenhos com e sem reforço (grupos experimentais). A constituição dos grupos será: grupo 1 (controle): infra-estruturas de uma liga de níquel-cromo com desenho com reforço, grupo 2: infra-estruturas de uma liga de níquel-cromo com desenho sem reforço, grupo 3: infra-estruturas de cerâmica In-Ceram Alumina, com desenho com reforço, grupo 4: infra-estruturas de cerâmica In-Ceram Alumina com desenho sem reforço. Cada grupo experimental constará de 10 amostras (n=10), totalizando 40 corpos de prova. Os corpos de prova serão cimentados com ionômero de vidro, modificado por resina nos troquéis metálicos de níquel-cromo. A resistência à fratura dos corpos de prova será testada usando a máquina universal de testes previamente calibrada, a uma velocidade de 0,5 mm/min e todos os corpos de prova serão mantidos sob pressão até que ocorra a fratura. Os resultados serão submetidos ao teste de Tukey e Análise de Variância (ANOVA) a dois critérios (material da infra-estrutura e desenho da infra-estrutura) para comparar e identificar as diferenças entre os grupos analisados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BONFANTE, ESTEVAM A.; DA SILVA, NELSON R. F. A.; COELHO, PAULO G.; BAYARDO-GONZALEZ, DANIEL E.; THOMPSON, VAN P.; BONFANTE, GERSON. Effect of framework design on crown failure. European Journal of Oral Sciences, v. 117, n. 2, p. 194-199, APR 2009. Citações Web of Science: 22.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.