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Sistema embarcado de informação ao usuário de transportes coletivos

Processo: 08/52302-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de junho de 2009 - 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Paulo Roberto Tavares
Beneficiário:Paulo Roberto Tavares
Empresa:Transdata Indústria e Comércio de Automação Ltda
Município: Campinas
Assunto(s):Transporte coletivo  Informação 

Resumo

Atualmente as empresas fornecedoras de bilhetagem eletrônica no Brasil estão sofrendo uma forte pressão dos empresários de transporte público que desejam oferecer para seus clientes algo mais do que a automação da cobrança da passagem. Seriam prestações de serviços para o usuário na forma de segurança, informações instantâneas das condições do trajeto e dos horários dos carros, além de vários benefícios para a própria empresa de ônibus como monitoramento da frota. Este projeto de pesquisa visa estudar a viabilidade de se desenvolver e comercializar um sistema embarcado de informação ao usuário de transportes coletivos urbanos ou rodoviários que congregaria todas as funcionalidades descritas acima, com um custo de produção que viabilizasse um preço competitivo e que possibilitasse sua implantação no Brasil. Além das características de apresentação de mensagens multimídia para usuários de ônibus, como já é feito por alguns produtos disponíveis no mercado, este projeto tem as características de geo-referenciamento e comunicação 'on-line' que permitirão um diferencial competitivo muito significativo, como: armazenamento do histórico do posicionamento dos veículos; transferência do posicionamento dos veículos para uma central de controle permitindo um processo de controle de frota; troca de mensagens de texto entre o veículo e uma central de controle; informações de segurança dos veículos como um botão de pânico e imagens de uma câmera; mensagens informativas (localização atual, próxima parada, tempo estimado até a próxima parada, situação do trânsito, etc.); mensagens educativas (não fumar, não beber, etc.); publicidade geo-referenciada (se o ônibus estiver passando por um local de interesse de um anunciante, a peça publicitária correspondente é acionada). (AU)