Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da contaminação durante a realização de procedimentos adesivos

Processo: 05/04701-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2006 - 31 de maio de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Adriana Bona Matos
Beneficiário:Adriana Bona Matos
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dentística  Materiais dentários  Adesivos dentinários  Resistência de união (odontologia)  Contaminação  Saliva 

Resumo

O objetivo deste estudo será avaliar a influência da contaminação com saliva em diferentes momentos do procedimento operatório, bem como diferentes manejos desta contaminação. Este estudo será conduzido utilizando duas diferentes metodologias: avaliação morfológica, através de MEV, e estudo de resistência adesiva, através de ensaio de microtração, com avaliação do padrão de fratura. Serão utilizados 36 molares humanos para MEV (n=3) e 120 para microtração (n=10). Os dois substratos de teste serão obtidos a partir da mesma unidade amostral. Os grupos experimentais para ambos os substratos serão: sem contaminação (controle G1 e 13); contaminação antes do condicionamento ácido (CAC), com lavagem e secagem (G2 e G14); secagem apenas (G3 e G15); contaminação após o condicionamento ácido (CDC), com lavagem e secagem (G4 e G16); secagem apenas (G5 e G17); CDC e recondicionamento para repetição da técnica adesiva (G6 e G18); contaminação entre as duas camadas de adesivo (CEA), com lavagem e secagem (G7 e G19); secagem apenas (G8 e G20); CEA e recondicionamento (G9 e G21); contaminação após a aplicação final do sistema adesivo (CFA), com lavagem e secagem (G10 e G22); secagem apenas (G11 e G23); CFA e recondicionamento (G12 e G24). O adesivo a ser utilizado será o Single Bond 2 e a resina composta (Z-250) para a realização do teste de microtração. Para a análise em MEV, as amostras serão processadas, metalizadas de acordo com protocolo específico. Os resultados serão submetidos a análise estatística utilizando o software Minitab 13.1, realizando-se o diagnóstico da amostra seguida de aplicação do teste mais indicado para análise dos dados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KAWAGUCHI‚ F.A.; BOTTA‚ S.B.; VIEIRA‚ S.N.; JÚNIOR‚ W.S.; MATOS‚ A.B. Can surface preparation with CVD diamond tip influence on bonding to dental tissues?. Applied Surface Science, v. 254, n. 13, p. 4118-4122, 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.