Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliações microclimáticas e agronômicas em sistemas consorciados de produção de café

Processo: 05/04751-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2006 - 30 de novembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Agrometeorologia
Pesquisador responsável:Marcelo Bento Paes de Camargo
Beneficiário:Marcelo Bento Paes de Camargo
Instituição-sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Microclimatologia  Cafeicultura  Coffea arabica  Práticas culturais (fitotecnia)  Consorciação de culturas  Mococa (SP) 

Resumo

O projeto de pesquisa visa obter informações sobre as interações físicas e biológicas, em diferentes escalas de tempo e espaço, de agrossistemas consorciados de cultivos de café, em comparação com sistema de monocultivo. Serão realizadas avaliações em experimento de campo, implantado em 1999 no município de Mococa, representativo de região produtora de café do Estado de São Paulo. As parcelas experimentais possuem 1600 m2, onde serão avaliados cafeeiros (Coffea arabica L.) cv. Icatu Vermelho IAC 4045, cultivados a pleno sol e em sistemas de duplo cultivo, com grevílea (16x16m), seringueira (16x16m), banana (8x8m) e coqueiro-anão (8x8m). Serão realizados estudos relacionados à caracterização microclimática, à produtividade e à qualidade de bebida de café, visando identificar as plantas de consórcio de baixo nível de competição apropriadas para cultivo consorciado com café. A caracterização microclimática abordará medições dos elementos meteorológicos (radiação solar global, saldo de radiação, velocidade do vento, temperatura do ar e folhas e umidade relativa do ar) nos diferentes sistemas de consorciação, além da quantificação da interceptação da radiação fotossinteticamente ativa promovida pelas plantas de consórcio. Serão avaliados ainda aspectos relativos à produtividade dos sistemas, índices de produção e qualidade de bebida nas safras de 2005/06 e 2006/07 em comparação ao monocultivo de café, bem como em análise de variabilidade espacial dentro dos sistemas consorciados. (AU)