Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da viabilidade de microencapsulação de óleo essencial de fruta tropical (Eugenia uniflora L.) em lipossomas

Processo: 06/00178-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2006 - 30 de setembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Samantha Cristina de Pinho
Beneficiário:Samantha Cristina de Pinho
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Lipossomos  Microencapsulação  Óleos essenciais 

Resumo

Os aromas são uma das maiores preocupações da indústria de alimentos, devido à sua essencial importância para a aceitação dos produtos pelos consumidores. Uma das grandes dificuldades tecnológicas em relação a este ingrediente fundamental é a sua preservação durante o processamento e a estocagem, uma vez que grande parte destas substâncias é sensível ao calor e à oxidação, bem como altamente volátil. Na grande maioria dos casos, a alternativa proposta para a preservação dos aromas é a microencapsulação, e a técnica mais amplamente empregada para tal é o spray drying. Entretanto, outras tecnologias se fazem necessárias, sendo que entre elas está a microencapsulação em lipossomas, que vem sendo empregada com grande sucesso na indústria farmacêutica e cosmética há vários anos, e cuja viabilização de produção em grande escala pode ser uma alternativa às tecnologias já existentes na microencapsulação de ingredientes alimentícios. Esta viabilização pode ser conseguida através do emprego da técnica de hidratação de partículas sólidas de fosfolipídios produzidas em spray dryer, o que é interessante, uma vez que este é um equipamento de uso corrente na indústria de alimentos.Este projeto propõe o estudo da viabilidade da microencapsulação de óleo essencial de pitanga (Eugenia uniflora L.) em lipossomas. Esta escolha se deve ao fato de se tratar de um aroma de fruta tropical, que têm ganhado importância em todo o mundo devido ao seu valor nutricional e também devido aos aromas exóticos, com considerável apelo junto ao mercado. Além disso, contém comprovadamente compostos com propriedades terapêuticas importantes, que pode aumentar ainda mais o interesse por parte dos consumidores. Como se trata de um estudo de viabilidade, a metodologia proposta é em escala de laboratório, utilizando o método clássico de hidratação do filme de lipídios. O objetivo principal é determinar condições experimentais que otimizem o rendimento da encapsulação do óleo nos lipossomas multilamelares e sua estabilidade temporal, para que futuramente sejam empregadas em estudos de aumento de escala para produção de lipossomas através da técnica de spray drying. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YOSHIDA, P. A.; YOKOTA, D.; FOGLIO, M. A.; RODRIGUES, R. A. F.; PINHO, S. C. Liposomes incorporating essential oil of Brazilian cherry (Eugenia uniflora L.): Characterization of aqueous dispersions and lyophilized formulations. Journal of Microencapsulation, v. 27, n. 5, p. 416-425, AUG 10 2010. Citações Web of Science: 28.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.