Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismo de ação e função do gene Gremlin, um antagonista da via tgf-b/bmp, em células de musculatura lisa vascular in vitro e in vivo

Processo: 06/00456-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2006 - 31 de maio de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Alexandre Holthausen Campos
Beneficiário:Alexandre Holthausen Campos
Instituição-sede: Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE). Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Proliferação celular  Apoptose  Expressão gênica  Cardiologia 

Resumo

As bone morphogenetic proteins (BMPs) pertencem à superfamília do TGF-beta e estão envolvidas tanto no desenvolvimento embrionário como na fisiologia de mamíferos adultos. Ultimamente, seu papel na vasculatura tem sido reconhecido. Nosso laboratório descreveu pela primeira vez a expressão constitutiva de antagonistas de BMPs em células de musculatura lisa vascular (CMLV). Uma destas proteínas, denominada Gremlin, foi encontrada em vasos normais de ratos adultos e teve sua expressão significativamente modificada por lesão vascular por balão de angioplastia. Dados recentes do nosso grupo (apresentação oral no Congresso da American Heart Association, Nov 2005 e manuscrito em preparação) demonstram que a superexpressão duradoura de Gremlin em CMLV em cultura altera taxas de proliferação, morte e migração celular de forma expressiva. Os resultados sugerem que as ações deste gene possam envolver mecanismos alternativos e não exclusivamente o antagonismo das BMPs. Este projeto prevê a continuidade de nossos estudos. Através de técnicas variadas de biologia molecular e celular pretendemos avaliar mais completamente a função do gene Gremlin in vitro bem como definir o seu papel in vivo, no desenvolvimento neointimal secundário à lesão vascular. Além disso, buscaremos esclarecer melhor o mecanismo de ação do Gremlin em CMLV. Estes resultados são potencialmente importantes para a compreensão da fisiopatologia de doenças vasculares como restenose pós-angioplastia, vasculopatia hipertensiva e coronariopatia secundária ao transplante cardíaco. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACIEL, THIAGO TROVATI; MELO, ROSILENE SANTOS; CAMPOS, ALEXANDRE HOLTHAUSEN. The Bone Morphogenetic Protein Antagonist Gremlin Promotes Vascular Smooth Muscle Cell Apoptosis. JOURNAL OF VASCULAR RESEARCH, v. 46, n. 4, p. 325-332, 2009. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.