Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da predisposicao hereditaria a neoplasias.

Resumo

Já é bastante conhecida a dependência do crescimento, invasão e a disseminação de tumores sólidos na angiogênese, incluindo o câncer de mama esporádico (CME) e o câncer de ovário esporádico (COE). O CME e o COE estão associados à produção de proteínas estimuladoras da angiogênese, como o fator de crescimento endotelial vascular (VEGF), produto do gene VEGF e de proteínas inibidoras da angiogênese, como a endostatina, produzida pelo gene COL18A1. Recentemente, os polimorfismos 936 CT de 634 CG do gene VEGF e D104N do gene COL18A1 foram descritos como associados ao risco de ocorrência de tumores sólidos. Entretanto, seus papéis na ocorrência do CME e COE não estão estabelecidos.Por outro lado, o carcinoma de células escamosas (CEC) de cabeça e pescoço está associado à exposição a carcinógenos. Os polimorfismos dos genes GSTM1 e GSTT1, do Sistema da Glutationa S-Transferase, e CYP1A1*2A e CYP1A1*2B do gene CYP1A1, do Sistema do Citocromo P-450, foram descritos como moduladores do metabolismo de carcinógenos e foram também associados ao risco de ocorrência de tumores sólidos. Entretanto, não se encontram estabelecidos os seus papéis na origem da doença. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMERIN, GABRIELA RIBEIRO; CARVALHO BRITO, ANGELO BORSARELLI; VASSALLO, JOSE; MAURICETTE DERCHAIN, SOPHIE FRANCOISE; PASSOS LIMA, CARMEN SILVIA. VEGF gene polymorphisms and outcome of epithelial ovarian cancer patients. FUTURE ONCOLOGY, v. 13, n. 5, p. 409-414, FEB 2017. Citações Web of Science: 6.
CARRON, JULIANA; CARVALHO BRITO, ANGELO BORSARELLI; MOURAO TORELLI, ANA CAROLINA; OLIVEIRA, CRISTIANE; MAURICETTE DERCHAIN, SOPHIE FRANCOISE; PASSOS LIMA, CARMEN SILVIA; LOURENCO, GUSTAVO JACOB. Association between polymorphisms in xenobiotic detoxification-related genes with prognosis of epithelial ovarian cancer. MEDICAL ONCOLOGY, v. 33, n. 10 OCT 2016. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.