Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das manobras de recrutamento alveolar em equinos sobre ventilação controlada: avaliação hemodinamica,de oxigenação e mecânica pulmonar

Processo: 06/02060-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2006 - 31 de janeiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Aline Magalhães Ambrósio
Beneficiário:Aline Magalhães Ambrósio
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Anestesiologia  Respiração artificial  Equinos 

Resumo

Durante a anestesia, diversos fatores podem ocasionar colápso pulmonar nas regiões dependentes de gravidade,sendo destacado entre eles a utilização de sedativos, anestésicos, bloqueadores neuromusculares e a própia ventilação mecânica.Este fenômeno é frequentemente observado em equinos e também pode ser visto em pacientes extremamente obesos e em codições de lesão pulmonar.O decúbito também é um fator importante a ser considerado, pois pode prejudicar a ventilação pulmonar e consequentemente a oxigenação tecidual. Durante o decúbito lateral e principalmente o dorsal, a expansão pulmonar ocorre de maneira desuniforme, quando comparadas com a ventilação à posição de decúbito esternal. O que ocorre é o aumento do gradiente da pressão pleural, que por sua vez, requer valores elevados de pressão para abertura dos alvéolos, independenteda espécie e do tamanho do animal. Assim, pode ser necessário a utilização de pressão positiva no final da expiração (PEEP) e manobras de recrutamento alveolar (MR)para a manutenção da troca gasosa normal. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMBROSIO, ALINE M.; IDA, KEILA K.; SOUTO, MARIA T. M. R.; OSHIRO, ALEXANDRE H.; FANTONI, DENISE T. Effects of positive end-expiratory pressure titration on gas exchange, respiratory mechanics and hemodynamics in anesthetized horses. VETERINARY ANAESTHESIA AND ANALGESIA, v. 40, n. 6, p. 564-572, NOV 2013. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.