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Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional em curso de pedagogia.

Processo: 06/02065-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2006 - 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Maevi Anabel Nono
Beneficiário:Maevi Anabel Nono
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Pedagogia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Casos De Ensino | Pedagogia | Formação inicial de professores

Resumo

Neste projeto de pesquisa referente à Formação Inicial de Professores, são apresentados aspectos relativos à investigação que deverá ser desenvolvida de forma integrada com as atividades de ensino no conjunto de disciplinas Organização Escolar I e II e Estágio Curricular Supervisionado: Organização Escolar I e II, do Departamento de Educação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas do Câmpus de São José do Rio Preto da Universidade Estadual Paulista, no período jul./2006 a jul./2008. Trata-se de um projeto elaborado a partir de estudos desenvolvidos na área de Formação de Professores que apontam a importância da investigação de estratégias de ensino e pesquisa que permitam, ao mesmo tempo, a construção de conhecimentos sobre processos de desenvolvimento profissional docente e a intervenção em tais processos. Focaliza-se, neste projeto, o estudo de casos de ensino, objetivando-se investigar suas possibilidades e limitações como estratégia formativa e investigativa a ser utilizada em curso superior de Pedagogia. O crescente interesse de alguns investigadores pelos casos de ensino como ferramentas de promoção e investigação de processos de formação docente, além dos resultados obtidos em suas pesquisas (MERSETH, 1996, 1999; MIZUKAMI, 2000, 2002; SHULMAN, J., 1992, 2002; SHULMAN, L., 1989; WASSERMANN, 1994), sugerem a adequação da realização de novos estudos que, somados, possam trazer melhores esclarecimentos em torno das potencialidades e limitações dessa modalidade de ensino e pesquisa. Vale ressaltar que este projeto se relaciona com a investigação em andamento “Processos de aprendizagem da docência de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental e casos de ensino” (Processo n° 73167/2004-2 – Edital CNPq 19/2004) que objetiva investigar contribuições e limitações dos casos de ensino utilizados como ferramentas de pesquisa e intervenção em programa de formação docente via web para a compreensão de processos formativos de professoras em início de carreira. Além disso, representa uma continuidade de dois estudos já realizados na área de Formação de Professores, com resultados promissores no que se refere ao uso de casos de ensino como instrumentos de pesquisa e formação docente (NONO, 2001, 2005, apoio CAPES e FAPESP, respectivamente). Tais estudos apontaram o potencial formativo e investigativo dos casos em cursos de formação de nível médio para a docência na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental e em programas de formação continuada de professoras iniciantes. Neste último estudo, os casos se mostraram importantes, inclusive, como instrumentos de caracterização dos sujeitos da pesquisa. Resultados obtidos em tais estudos e em demais estudos realizados com casos de ensino, somados à escassa literatura brasileira na área, justificam a continuidade das investigações anteriores. Como metodologia de pesquisa-intervenção, pretende-se, no projeto ora apresentado, organizar dois momentos distintos e complementares: análise (individual e coletiva) de casos de ensino previamente selecionados; e elaboração de novos casos, pelos futuros professores, com base em experiências escolares vividas em situações de estágio em escolas de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Os sujeitos da pesquisa serão alunos do curso de graduação em Pedagogia do Câmpus de São José do Rio Preto da Universidade Estadual Paulista que estejam cursando as disciplinas Organização Escolar I e II e Estágio Curricular Supervisionado: Organização Escolar I e II, nos anos letivos de 2006 e 2007. Os dados serão analisados focalizando-se o potencial dos casos de ensino como estratégias de promoção e investigação de processos de desenvolvimento profissional docente dos futuros professores. Considerando-se o contexto das disciplinas em que a pesquisa será desenvolvida, serão focalizados especialmente aspectos da aprendizagem da docência referentes à participação docente na gestão e organização escolares. (AU)

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