Busca avançada
Ano de início
Entree

Programação matemática no aproveitamento da biomassa residual de colheita da cana de açúcar

Resumo

O Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo. Esta cultura é produzida principalmente para obtenção de álcool e açúcar. Na temporada de 2005/2006 o país fechou a produção com aproximadamente 436,8 milhões de toneladas de cana, proporcionando um crescimento de 28,9% no setor sucroalcooleiro, comparado com a safra anterior. Com isto, uma preocupação atual deste setor é o resíduo gerado na colheita da cana. Pois, é prática comum a queima do palhiço na pré-colheita, o que tem causado grandes danos ambientais. Esta prática tem sido condenada por órgãos ambientais e governamentais, e hoje existem Leis que determinam prazos para a redução gradativa das queimadas nos canaviais. Mas, sem as queimadas e com o maior acúmulo de palhas sobre o solo, cria-se condições favoráveis para o aparecimento de pragas e também o atraso da brota da cana, comprometendo assim, a próxima safra. Com estes problemas, o palhiço derivado da colheita de cana-de-açúcar crua, tornou-se foco para os pesquisadores e produtores. As vantagens no seu recolhimento, recuperação e aproveitamento têm mobilizado pesquisadores de universidades, gerentes e diretores de usinas, que estão interessados em encontrar a maneira mais produtiva, econômica e eficaz para esta operação. Uma alternativa bastante promissora é o aproveitamento deste na geração de energia. Pois, além do potencial energético desta biomassa, tem-se como vantagens as questões ambientais, a manutenção de empregos e a projeção de vida limitada para os recursos energéticos de fontes naturais e muitas outras. Diante da grande importância deste tema, o Grupo de Modelagem e Otimização de Sistemas, Núcleo Botucatu, do Departamento de Bioestatística IB/UNESP, propõe o estudo de técnicas de otimização e modelagens matemáticas para auxílio nos problemas envolvidos no aproveitamento da biomassa residual de colheita da cana-de-açúcar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGO SARTORELO SALEMI VIANA; HELENICE DE OLIVEIRA FLORENTINO; ERNESTO AUGUSTO BUENO DA FONSECA LIMA; PAULO ROBERTO DA FONSECA; THIAGO PEDRO DONADON HOMEM. Heterogeneity correction in the construction of optimized planning in radiotherapy using linear programming. Pesquisa Operacional, v. 31, n. 3, p. -, Dez. 2011.
FLORENTINO, HELENICE DE OLIVEIRA; MORENO, EDMUNDO VERGARA; PEREIRA SARTORI, MARIA MARCIA. Multiobjective optimization of economic balances of sugarcane harvest biomass. Scientia Agricola, v. 65, n. 5, p. 561-564, 2008. Citações Web of Science: 3.
GILMAR TOLENTINO; HELENICE DE OLIVEIRA FLORENTINO; MARIA MÁRCIA PEREIRA SARTORI. Modelagem matemática para o aproveitamento da biomassa residual de colheita da cana-de-açúcar com menor custo. Bragantia, v. 66, n. 4, p. 729-735, 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.