Resumo
O número de creches no Brasil intensificou-se a partir de 1970. No Estado de São Paulo o nível de ensino que mais cresceu nos últimos anos foi o de creches. Em 2003, o número de crianças atendidas em unidades municipais e estaduais era de 766.914. Este fato evidencia a importância da creche como mecanismo de promoção da saúde das crianças atendidas. Dentre as morbidades mais prevalentes em creches destacam-se os distúrbios nutricionais, principalmente, a anemia, que é considerada a doença mais prevalente em todo o mundo. No Brasil, estudos recentes mostram taxas superiores a 60% em crianças menores de dois anos. A deficiência de ferro neste grupo etário pode levar a sequelas irreversíveis no sistema nervoso central e, consequentemente, a reduções do potencial intelectual e sub-padrões de desempenho de milhões de indivíduos, dificultando sua inserção na sociedade. A Política Nacional de Educação Infantil ressalta que a formação de educadores infantis deveria prepará-los para o desenvolvimento do projeto pedagógico e também incluir conteúdos em relação à promoção da saúde em creches. Neste contexto, devem ocorrer mudanças efetivas no atendimento institucional, baseadas em critérios científicos de melhoria nos componentes tecnológicos de produtos e de processos, onde, respectivamente, são importantes tanto as adequações nas instalações, equipamentos e alimentação oferecida, como a capacitação dos educadores sobre os cuidados com a saúde e a nutrição infantil. Para isso, foi desenvolvido um manual de treinamento para funcionários de creches baseado em soluções e melhoria das deficiências encontradas na rede que está sendo coeditado pela UNIFESP e editora Manole com publicação prevista para junho de 2006. Baseado no conteúdo e propostas pedagógicas deste manual foi criado junto à Pró-Reitoria de extensão da UNIFESP um curso de extensão universitária de 40 horas (protocolo n. 1485) Nutrição e Saúde de lactentes: treinamento para educadores de berçário em creches (disponível em http://proex.epm.br/). Este trabalho propõe o treinamento, supervisão e avaliação de uma amostra de educadores de berçários de creches, por meio do oferecimento desse curso, observação da incorporação dos conhecimentos e mudanças nas ações desenvolvidas e acompanhamento do estado nutricional dos lactentes assistidos, testando, assim, a eficácia desta intervenção como uma tecnologia de interesse social. O estudo será realizado em oito creches. A população do estudo será composta por todos os educadores infantis (N = 80) e todos os lactentes (N = 200) das creches participantes do projeto. O estudo é do tipo ensaio institucional randomizado com grupo controle concomitante e tempo de acompanhamento de um ano. Uma 1ª avaliação, do estado nutricional e anemia de todos os lactentes e dos conhecimentos e práticas de saúde e nutrição de todos os educadores, será realizada no início. No 1º mês será realizado o treinamento das educadoras do grupo de creches exposto. Outras duas avaliações serão realizadas no 6º mês e no 12º mês, em todas as instituições incluídas. Os dados das crianças serão coletados por meio de um questionário, antropometria e dosagem dos níveis de hemoglobina. Os dados dos educadores serão obtidos por meio da aplicação de questionário e realização de grupos focais. Na análise dos dados quantitativos serão utilizados os pacotes estatísticos Epi InfoTM 2000 e Stata 8.0.Espera-se atingir uma efetiva mudança nas ações desenvolvidas pelas educadoras no que tange as práticas de saúde e nutrição infantil e, consequentemente, encontrar ao longo do estudo melhorias no estado de saúde e nutrição dos lactentes.A provável constatação da eficiência do treinamento das educadoras colocará a disposição dos gestores de saúde instrumento de baixo custo, fácil aplicabilidade e grande impacto na melhoria da saúde e nutrição de crianças assistidas em instituições similares. (AU)
Publicações científicas
(10)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LONGO-SILVA, GIOVANA;
DE AGUIAR TOLONI, MAYSA HELENA;
EGITO DE MENEZES, RISIA CRISTINA;
ASAKURA, LEIKO;
ARAUJO OLIVEIRA, MARIA ALICE;
DE AGUIAR CARRAZEDO TADDEI, JOSE AUGUSTO.
Ultra-processed foods: Consumption among children at day-care centers and their classification according to Traffic Light Labelling system.
REVISTA DE NUTRICAO-BRAZILIAN JOURNAL OF NUTRITION,
v. 28,
n. 5,
p. 543-553,
SEP-OCT 2015.
Citações Web of Science: 3.