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Impacto do treinamento de educadoras de creches públicas/filantrópicas nas práticas higiênico-dietéticas e na saúde/nutrição dos lactentes

Processo: 06/02597-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2007 - 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Jose Augusto de Aguiar Carrazedo Taddei
Beneficiário:Jose Augusto de Aguiar Carrazedo Taddei
Instituição-sede: Departamento de Pediatria. Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação em saúde  Capacitação profissional  Anemia  Creches 

Resumo

O número de creches no Brasil intensificou-se a partir de 1970. No Estado de São Paulo o nível de ensino que mais cresceu nos últimos anos foi o de creches. Em 2003, o número de crianças atendidas em unidades municipais e estaduais era de 766.914. Este fato evidencia a importância da creche como mecanismo de promoção da saúde das crianças atendidas. Dentre as morbidades mais prevalentes em creches destacam-se os distúrbios nutricionais, principalmente, a anemia, que é considerada a doença mais prevalente em todo o mundo. No Brasil, estudos recentes mostram taxas superiores a 60% em crianças menores de dois anos. A deficiência de ferro neste grupo etário pode levar a sequelas irreversíveis no sistema nervoso central e, consequentemente, a reduções do potencial intelectual e sub-padrões de desempenho de milhões de indivíduos, dificultando sua inserção na sociedade. A Política Nacional de Educação Infantil ressalta que a formação de educadores infantis deveria prepará-los para o desenvolvimento do projeto pedagógico e também incluir conteúdos em relação à promoção da saúde em creches. Neste contexto, devem ocorrer mudanças efetivas no atendimento institucional, baseadas em critérios científicos de melhoria nos componentes tecnológicos de produtos e de processos, onde, respectivamente, são importantes tanto as adequações nas instalações, equipamentos e alimentação oferecida, como a capacitação dos educadores sobre os cuidados com a saúde e a nutrição infantil. Para isso, foi desenvolvido um manual de treinamento para funcionários de creches baseado em soluções e melhoria das deficiências encontradas na rede que está sendo coeditado pela UNIFESP e editora Manole com publicação prevista para junho de 2006. Baseado no conteúdo e propostas pedagógicas deste manual foi criado junto à Pró-Reitoria de extensão da UNIFESP um curso de extensão universitária de 40 horas (protocolo n. 1485) – Nutrição e Saúde de lactentes: treinamento para educadores de berçário em creches (disponível em http://proex.epm.br/). Este trabalho propõe o treinamento, supervisão e avaliação de uma amostra de educadores de berçários de creches, por meio do oferecimento desse curso, observação da incorporação dos conhecimentos e mudanças nas ações desenvolvidas e acompanhamento do estado nutricional dos lactentes assistidos, testando, assim, a eficácia desta intervenção como uma tecnologia de interesse social. O estudo será realizado em oito creches. A população do estudo será composta por todos os educadores infantis (N = 80) e todos os lactentes (N = 200) das creches participantes do projeto. O estudo é do tipo ensaio institucional randomizado com grupo controle concomitante e tempo de acompanhamento de um ano. Uma 1ª avaliação, do estado nutricional e anemia de todos os lactentes e dos conhecimentos e práticas de saúde e nutrição de todos os educadores, será realizada no início. No 1º mês será realizado o treinamento das educadoras do grupo de creches exposto. Outras duas avaliações serão realizadas no 6º mês e no 12º mês, em todas as instituições incluídas. Os dados das crianças serão coletados por meio de um questionário, antropometria e dosagem dos níveis de hemoglobina. Os dados dos educadores serão obtidos por meio da aplicação de questionário e realização de grupos focais. Na análise dos dados quantitativos serão utilizados os pacotes estatísticos Epi InfoTM 2000 e Stata 8.0.Espera-se atingir uma efetiva mudança nas ações desenvolvidas pelas educadoras no que tange as práticas de saúde e nutrição infantil e, consequentemente, encontrar ao longo do estudo melhorias no estado de saúde e nutrição dos lactentes.A provável constatação da eficiência do treinamento das educadoras colocará a disposição dos gestores de saúde instrumento de baixo custo, fácil aplicabilidade e grande impacto na melhoria da saúde e nutrição de crianças assistidas em instituições similares. (AU)

Publicações científicas (10)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KONSTANTYNER, TULIO; ROMA DE OLIVEIRA KONSTANTYNER, THAIS CLAUDIA; AGUIAR TOLONI, MAYSA HELENA; LONGO-SILVA, GIOVANA; DE AGUIAR CARRAZEDO TADDEI, JOSE AUGUSTO. Challenges in the management of nutritional disorders and communicable diseases in child day care centers: a quantitative and qualitative approach. GLOBAL HEALTH PROMOTION, v. 24, n. 1, p. 34-42, MAR 2017. Citações Web of Science: 0.
LONGO-SILVA, GIOVANA; DE AGUIAR TOLONI, MAYSA HELENA; EGITO DE MENEZES, RISIA CRISTINA; ASAKURA, LEIKO; ARAUJO OLIVEIRA, MARIA ALICE; DE AGUIAR CARRAZEDO TADDEI, JOSE AUGUSTO. Ultra-processed foods: Consumption among children at day-care centers and their classification according to Traffic Light Labelling system. REVISTA DE NUTRICAO-BRAZILIAN JOURNAL OF NUTRITION, v. 28, n. 5, p. 543-553, SEP-OCT 2015. Citações Web of Science: 3.
KONSTANTYNER, TULIO; AGUIAR CARRAZEDO TADDEI, JOSE AUGUSTO; ROMA OLIVEIRA KONSTANTYNER, THAIS CLAUDIA; RODRIGUES, LAURA CUNHA. Frequency of nutritional disorders and their risk factors among children attending 13 nurseries in Sao Paulo, Brazil. A cross-sectional study. São Paulo Medical Journal, v. 133, n. 4, p. 326-335, JUL-AUG 2015. Citações Web of Science: 0.
GIOVANA LONGO-SILVA; MAYSA HELENA DE AGUIAR TOLONI; RISIA CRISTINA EGITO DE MENEZES; LEIKO ASAKURA; MARIA ALICE ARAÚJO OLIVEIRA; JOSÉ AUGUSTO DE AGUIAR CARRAZEDO TADDEI. Introduction of soft drinks and processed juice in the diet of infants attending public day care centers. Revista Paulista de Pediatria, v. 33, n. 1, p. -, Mar. 2015.
MAYSA HELENA DE A. TOLONI; GIOVANA LONGO-SILVA; TULIO KONSTANTYNER; JOSE AUGUSTO DE A. C. TADDEI. Consumption of industrialized food by infants attending child day care centers. Revista Paulista de Pediatria, v. 32, n. 1, p. 37-42, Mar. 2014.
GIOVANA LONGO-SILVA; MAYSA HELENA A. TOLONI; RITA MARIA M. GOULART; JOSÉ AUGUSTO A. C. TADDEI. Avaliação do consumo alimentar em creches públicas em São Paulo, Brasil. Revista Paulista de Pediatria, v. 30, n. 1, p. -, 2012.
KONSTANTYNER, TULIO; DE AGUIAR CARRAZEDO TADDEI, JOSE AUGUSTO; RODRIGUES, LAURA CUNHA. Risk factors for incomplete vaccination in children less than 18 months of age attending the nurseries of day-care centres in Sao Paulo, Brazil. Vaccine, v. 29, n. 50, p. 9298-9302, NOV 21 2011. Citações Web of Science: 9.
KONSTANTYNER, TULIO; TADDE, JOSE AUGUSTO A. C.; OLIVEIRA, MARIANA DE NOVAES; PALMA, DOMINGOS; COLUGNATI, FERNANDO A. B. The impact of training for day-care educators on childhood anaemia in nurseries: an institutional randomised clinical trial. PUBLIC HEALTH NUTRITION, v. 14, n. 8, p. 1450-1457, AUG 2011. Citações Web of Science: 5.
CHRISTINE KOCHI GOLIN; MAYSA HELENA DE A. TOLONI; GIOVANA LONGO-SILVA; JOSÉ AUGUSTO DE A. C. TADDEI. Erros alimentares na dieta de crianças frequentadoras de berçários em creches públicas no município de São Paulo, Brasil. Revista Paulista de Pediatria, v. 29, n. 1, p. -, Mar. 2011.
MAYSA HELENA A. TOLONI; TULIO KONSTANTYNER; JOSÉ AUGUSTO A. C. TADDEI. Fatores de risco para perda ponderal de crianças frequentadoras de berçários em creches do município de São Paulo. Revista Paulista de Pediatria, v. 27, n. 1, p. -, Mar. 2009.

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