Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia da funcao renal na farmacocinetica dos enantiomeros da ciclofosfamida em pacientes portadores de nefrite lupica.

Processo: 06/02655-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2006 - 30 de novembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Clínica
Pesquisador responsável:Vera Lúcia Lanchote
Beneficiário:Vera Lúcia Lanchote
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ciclofosfamida  Enantiômeros  Farmacocinética  Nefrite 

Resumo

A ciclofosfamida (CPA), disponível na clínica como mistura racêmica ((R, S)-CPA), é empregada na clínica no tratamento das nefrites lúpicas. O presente estudo propõe investigar a influência da função renal na disposição cinética e no metabolismo dos enantiômeros da CPA, administrada via endovenosa (i.v.), em pacientes portadores de nefrite lúpica e com atividade do CYP3A avaliada in vivo utilizando midazolam como fármaco marcador. Serão incluídos na investigação 16 a 20 pacientes, idade entre 18 e 60 anos, com indicação médica do uso da CPA, distribuídos em dois grupos: controle (clearance de creatinina >90 mL/min) e disfunção renal (clearance de creatinina <50mL/min). Os pacientes receberão, simultaneamente, 1 dose de CPA de 500 a 1200 mg/m2 e uma dose de 1mg de midazolam. As amostras de sangue serão colhidas nos tempos 0, 15, 30, 45 e 60, 75, 90 minutos; e 2, 3, 5, 8, 12, 16 e 24 horas após o início da infusão. Será colhida uma amostra de sangue para genotipagem das variantes alélicas do CYP2C9*2 e CYP2C9*3, do CYP2C19*2 e do polimorfismo de base única G516T do CYP2B6. Os enantiômeros R e S da CPA, seus metabólitos e o midazolam em plasma serão analisados por LC-MS/MS. Os parâmetros farmacocinéticos serão analisados com o auxílio do programa WinNonlin, versão 4.0. O teste de Wilcoxon será empregado para avaliar as razões enantioméricas de concentrações plasmáticas da CPA diferentes da unidade e o teste de Mann-Whitney será empregado para avaliar a influência da função renal na disposição cinética dos enantiômeros da CPA. O clearance total do midazolam será correlacionado com o clearance de cada enantiômero da CPA. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)