Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do desempenho de corantes fluorescentes associados ao DIAGNOdent para detecção de lesões naturais de cárie em superfície lisa e lesões ao redor de aparelhos ortodônticos

Processo: 06/04102-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2006 - 31 de outubro de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Fausto Medeiros Mendes
Beneficiário:Fausto Medeiros Mendes
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cárie dentária  Diagnóstico bucal  Fluorescência  Porfirinas 

Resumo

Apesar de o DIAGNOdent ter apresentado bons resultados na detecção de lesões oclusais, o aparelho tem demonstrado um desempenho insatisfatório para medição de pequenas alterações minerais. Por esse motivo, recentemente foi proposta a associação do aparelho com dois corantes fluorescentes para melhorar a detecção de pequenas perdas minerais provocadas por cárie. Portanto, os objetivos do presente estudo serão avaliar a utilização do aparelho associado a corantes fluorescentes para: (1) detectar perdas minerais em lesões de cárie naturais em superfícies lisas, e (2) detectar lesões cariosas artificiais ao redor de braquetes cimentados com diferentes cimentos ortodônticos. Para o objetivo (1), 60 dentes decíduos serão selecionados. Serão utilizados como corantes uma solução de TMPyP a 0,2 mM e uma solução de PPIX a 4 mM. Lesões naturais de cárie serão analisadas com o DIAGNOdent, com e sem os corantes. Os dentes serão então cortados e avaliados com microdureza de seção transversal e microscopia de luz polarizada. Para o objetivo (2), serão selecionados 60 pré-molares. Braquetes serão cimentados com 4 diferentes cimentos. Os dentes serão submetidos a um desafio cariogênico com uma solução desmineralizadora (pH 4,5) durante 16 dias. Ao final do ciclo, o DIAGNOdent e o DIAGNOdent associado a TMPyP será empregado para avaliação das lesões formadas. A perda de cálcio será avaliada por espectrometria de emissão atômica e a profundidade das lesões por microscopia de luz polarizada. Métodos estatísticos para avaliar o desempenho dos métodos na detecção de lesões naturais de cárie e lesões ao redor de braquetes serão utilizados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAGGIO, DANIELA PROCIDA; BRAGA, MARIANA MINATEL; RODRIGUES, JONAS ALMEIDA; FREITAS, PATRICIA MOREIRA; PETTOROSSI IMPARATO, JOSE CARLOS; MENDES, FAUSTO MEDEIROS. Reliability and discriminatory power of methods for dental plaque quantification. Journal of Applied Oral Science, v. 18, n. 2, p. 186-193, MAR-APR 2010. Citações Web of Science: 9.
FORNAZARI ALENCAR, CASSIO JOSE; BRAGA, MARIANA MINATEL; DE OLIVEIRA, ELISABETH; NICOLAU, JOSE; MENDES, FAUSTO MEDEIROS. Dye-enhanced laser fluorescence detection of caries lesions around brackets. Lasers in Medical Science, v. 24, n. 6, p. 865-870, NOV 2009. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.