Busca avançada
Ano de início
Entree

Recuperação de licopeno proveniente de suco de tomate ou de suco de melancia por cromatografia supercrítica

Processo: 06/04243-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2006 - 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Paulo de Tarso Vieira e Rosa
Beneficiário:Paulo de Tarso Vieira e Rosa
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Adsorção (química)  Licopeno  Antioxidantes  Cromatografia  Dióxido de carbono  Fluidos supercríticos 

Resumo

A utilização de alimentos que apresentam algum benefício para a saúde além dos seus aspectos nutricionais tem chamado a atenção de uma grande quantidade de consumidores. O licopeno, um carotenóide responsável pela coloração avermelhada em diversas plantas, tem despertado crescente interesse devido às suas propriedades antioxidantes e por apresentar atividade de proteção contra o câncer e doenças do coração. Neste projeto propõe-se desenvolver um processo de produção de frações enriquecidas em licopeno através da adsorção do composto presente em sucos de tomate e de melancia em resinas hidrofóbicas com posterior eluição utilizando dióxido de carbono supercrítico como solvente. Assim, durante o processamento não serão utilizados solventes nocivos para a saúde nem condições extremas de temperatura, o que poderia levar a alterações estruturais do composto. Desta forma, as frações resultantes da eluição deverão supostamente ter boa qualidade e poderão ser comercializadas como suplementos alimentares ou como ingredientes para formulação de alimentos funcionais. Neste trabalho, serão realizadas a modelagem matemática dos processos de adsorção e de eluição utilizando a teoria clássica de adsorção bem como os estudos de viabilidade econômica destes processos de concentração e/ou fracionamento de licopeno. Os conhecimentos advindos da realização deste projeto permitirão, caso os sistemas em estudo se mostrem factíveis técnica e economicamente, a proposição de um novo processo de produção de licopeno a partir de sucos de tomate e de melancia por adsorção em partículas hidrofóbicas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
EGYDIO, JULIANA A.; MORAES, ANGELA M.; ROSA, PAULO T. V. Supercritical fluid extraction of lycopene from tomato juice and characterization of its antioxidation activity. JOURNAL OF SUPERCRITICAL FLUIDS, v. 54, n. 2, p. 159-164, AUG 2010. Citações Web of Science: 38.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.