Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de desafios erosivos e agentes neutralizantes na microdureza do esmalte dental: estudos in vitro e in situ

Processo: 06/04550-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2006 - 30 de novembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Mônica Campos Serra
Beneficiário:Mônica Campos Serra
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Clínica odontológica  Dentística  Esmalte dentário  Bicarbonato de sódio  Erosão dentária 

Resumo

Devido ao aumento na prevalência de lesões não-cariosas, maior ênfase tem sido dada na compreensão dos fatores etiológicos e no desenvolvimento de estratégias preventivas apropriadas. Os estudos in vitro são importantes para compreender o mecanismo de formação e para avaliar, de maneira controlada, fatores relacionados à progressão, à prevenção e ao controle de desgastes erosivos. O primeiro trabalho in vitro procura definir protocolos mais adequados para indução de lesões erosivas em dentes bovinos, o que seria relevante para a execução de projetos futuros, em razão da facilidade de utilização destes dentes, em comparação com dentes humanos. Considerando que substâncias alcalinizantes poderiam ser benéficas na neutralização de ácidos na cavidade oral, o segundo trabalho in vitro avaliará se uma solução de bicarbonato de sódio apresenta potencial neutralizante, capaz de influenciar o equilíbrio mineral dos dentes em situação de desafio erosivo. Clinicamente, vários fatores podem interferir no conteúdo mineral do esmalte: presença de saliva, película adquirida, alterações de temperatura e de pH, assim como os efeitos de alimentos e líquidos na cavidade oral. As dúvidas quanto ao efeito do bicarbonato de sódio presente em dentifrícios no esmalte dental erodido, em condições mais próximas da realidade clínica, levaram à elaboração do terceiro experimento, in situ. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FURTADO MESSIAS, DANIELLE CRISTINE; NOGUEIRA MARTINS, MARA ELIZA; SERRA, MONICA CAMPOS; TURSSI, CECILIA PEDROSO. Feasibility of Using Sodium Bicarbonate Solution as a Damage-limiting Strategy for Erosion Lesions. ORAL HEALTH & PREVENTIVE DENTISTRY, v. 6, n. 2, p. 155-158, 2008. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.