Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracteristicas fisico-quimicas e celulares na secrecao lactea de caprinos da raca saanen durante o processo de secagem da glandula mamaria.

Processo: 06/04688-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Eduardo Harry Birgel Junior
Beneficiário:Eduardo Harry Birgel Junior
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Contagem de células somáticas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caprinos Da Raca Saanen | Contagem De Celulas Somaticas | Buiatria - Clínica Bovinos

Resumo

Com o objetivo de avaliar a influência do processo de secagem da glândula mamária sobre as características físico-químicas e celulares na secreção láctea serão colhidas 180 amostras de secreção láctea provenientes de 10 cabras consideradas sadias. De acordo com o início da interrupção da ordenha, os 10 animais serão divididos em nove grupos experimentais, procurando avaliar os 30 primeiros dias do período seco conforme discriminado a seguir: fase final da lactação; Dia da Supressão da Ordenha; 1º Dia Seco; 3º Dia Seco; 5º Dia Seco; 7º Dia Seco; 10º Dia Seco; 15º Dia Seco; 30º Dia Seco. Nas amostras colhidas serão realizadas as seguintes determinações: eletrocondutividade, com o aparelho MILKU MASTITRON; pH, com potenciômetro modelo B474 da Micronal; cloreto, com o analisador de cloretos modelo M926-S da Shewood; lactose, gordura e proteína por radiação ultrasônica, utilizando-se o equipamento de LACTOSCAN 90; índice cloreto/lactose (dividindo-se o valor do cloreto pela lactose e multiplicando-se por 100); número de células somáticas - avaliação qualitativa pelo CMT e avaliação quantitativa por citometria de fluxo com o equipamento SOMACOUNT 500); exame microbiológico realizado em lâminas coradas pelo método de Gram e identificadas por provas bioquímicas e classificadas de acordo com o Bergeys Manual of Systematic Bacteriology. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)