Busca avançada
Ano de início
Entree

Instituto de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino

Processo: 08/57705-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de março de 2009 - 30 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Convênio/Acordo: CNPq - INCTs
Pesquisador responsável:Deisy das Graças de Souza
Beneficiário:Deisy das Graças de Souza
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Auxílios(s) vinculado(s):15/06491-1 - Análises quantitativas de relações comportamentais: Visita do Dr. Armando domingos Batista Machado à UFSCar, AV.EXT
15/05632-0 - Association for Behavior Analysis international - 41st annual convention, AR.EXT
Bolsa(s) vinculada(s):13/14613-4 - Ampliação das atividades de um currículo suplementar de ensino de leitura e escrita: incluindo professores, BP.IC
12/11004-4 - Relações entre aprendizagem operante e síntese de proteínas cerebrais em abelhas (Melipona quadrifasciata), BP.PD
12/05836-7 - Transferência de função respondente a partir do procedimento go/no-go com estímulos compostos, BP.IC
+ mais bolsas vinculadas 11/12847-2 - Transferência de função entre estímulos equivalentes mediada por estímulos reforçadores específicos, BP.DR
11/06246-6 - Avaliação dos efeitos de consequências convencionais ou desenhos animados na aprendizagem discriminativa em ambiente virtual com pré-escolares, BP.IC
10/16701-0 - Capacitação de país e professores para ações integradas de ensino de leitura e escrita para aprendizes com autismo e deficiência intelectual, BP.DR
10/04532-9 - Um procedimento para investigar aprendizagem discriminativa e formação de classes funcionais em cães, BP.MS
10/11107-2 - Avaliação de aprendizagem por exclusão e formação de classes de equivalência em indivíduos com deficiência auditiva profunda, privados de linguagem, BP.DR
10/15564-9 - Controle contextual com o procedimento go/no-go com estímulos compostos, BP.DD
10/10020-0 - Discriminação de estímulos temporais e responder por exclusão em cães, BP.IC
09/18479-5 - Exclusão em treinos de discriminação condicional utilizando estímulos temporais: investigações com pombos, cães e humanos, BE.PQ
10/09251-8 - Análise quantitativa da transferência de funções de estímulos em classes de estímulos equivalentes reorganizadas e em classes formadas por rejeição, BP.DR
10/06422-6 - Reversões de discriminações simples sucessivas e classes de equivalência, BP.DR
10/07872-5 - Relações emergentes avaliadas em testes de transferência de função em pombos, BP.DR
09/17306-0 - Efeitos de um treino de múltiplos exemplares para a demonstração de comportamentos simbólicos em cães (canis familiaris), BP.PD
09/15498-9 - Seria a linguagem capaz de moldar o pensamento? uma análise entre falantes do português e do mandarim acerca da noção de tempo, BP.IC
09/14975-8 - Treino discriminativo e teste de generalização de resposta: proposta de análise do controle exercido pelo tempo no comportamento canino, BP.IC
09/10769-4 - Equivalência de estímulos em infra-humanos (Columba livia): em busca de um modelo animal para o estudo do comportamento simbólico, BP.PD
07/51120-5 - Investigação de aspectos quantitativos de relações simbólicas e da aplicação em larga escala de programas de ensino individualizado, BP.PD - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Comportamento e mecanismos comportamentais  Cognição  Aprendizagem 

Resumo

Instituto de Estudos Sobre Comportamento, Cognição e Ensino (ECCE) Aprendizagem relacional e função simbólica: pesquisa básica e aplicad. O Instituto de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino, proposto no presente edital, é uma expansão do Núcleo de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino que vem, desde 1996, organizando os esforços de pesquisadores da UFSCar, USP, UnB, UNESP, UFPA e University of Massachusetts Medical School (UMMS). O grupo obteve apoio do PRONEX em 1997, renovado em 2003 na nova edição do PRONEX (MCT/CNPQ/FAPESP). Na presente proposta o instituto planeja um maior desenvolvimento, integração e expansão da rede de laboratórios existente. Esta rede multi-institucional e multi-regional focaliza Ciência e tecnologia comportamental que trata do funcionamento simbólico e seus déficits funcionais, particularmente em crianças (e.g. habilidades disfuncionais de comunicação, desenvolvimento atrasado de linguagem devido a surdez congênita, fracasso em alcançar competências básicas em leitura e Matemática, etc.). Déficits de funcionamento simbólico representam um desafio substancial para os indivíduos afetados, para suas famílias e para suas comunidades mais amplas. Tais déficits podem resultar de distúrbios neurológicos, de ambientes empobrecidos e/ou de suas interações entre si e com outras variáveis. Qualquer que seja a etiologia, contudo, a abordagem primária à prevenção ou remediação de déficits no funcionamento simbólico é o fornecimento de intervenção comportamental e o fortalecimento do suporte educacional, aliados a outras intervenções que reduzam seu impacto. Nossa rede Integra atualmente pesquisa básica e aplicada em um programa multi-institucional coerente e altamente produtivo, que focaliza vários aspectos do funcionamento simbólico em crianças. Progresso substancial tem sido feito no desenvolvimento de: 1) modelos laboratoriais de funcionamento simbólico e seus precursores, que permitem a pesquisa voltada para a identificação das condições necessárias e suficientes para o estabelecimento de competências simbólicas; 2) modelos animais que contribuem para a análise do comportamento simbólico e seus precursores e fundamentam intervenções educacionais/terapêuticas para certas populações de crianças; 3) metodologia para avaliação e remediação de déficits de comunicação simbólica em crianças com surdez congênita ou adquirida; 4) metodologia que possa ser útil na aplicação em intervenções precoces que alterem positivamente as trajetórias de desenvolvimento de bebês e crianças pequenas com ou sem distúrbios neurodesenvolvimentais; e 5) metodologia para a prevenção e remediação de déficits na leitura, escrita e Matemática em crianças em idade escolar. O grupo tem também conduzido pesquisa investigando sistemas efetivos para o fornecimento e a disseminação de tecnologias comportamentais baseadas em evidência, em escolas, clínicas e outros ambientes de serviço... (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Doce aprendizado 

Publicações científicas (74)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HENRIQUES, LEONARDO DUTRA; OLIVEIRA, J. C. P.; BONCI, D. M. O.; LEAO, R. C.; SOUZA, G. S.; SILVEIRA, L. C. L.; GALVAO, O. F.; GOULART, P. R. K.; VENTURA, D. F. Behavioral and genetic color vision evaluation of an albino male capuchin monkey (Sapajusapella). JOURNAL OF COMPARATIVE PHYSIOLOGY A-NEUROETHOLOGY SENSORY NEURAL AND BEHAVI, v. 205, n. 4, p. 529-536, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.
SCIENZA, LIVIA; DE CARVALHO, MARILIA PINHEIRO; MACHADO, ARMANDO; MORENO, ANTONIO MAURICIO; BISCASSI, NATALIA; DE SOUZA, DEISY DAS GRACAS. Simple discrimination in stingless bees (Melipona quadrifasciata): Probing for select- and reject-stimulus control. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 112, n. 1, p. 74-87, JUL 2019. Citações Web of Science: 0.
DILLON SOARES-FILHO, PAULO SERGIO; DE CARVALHO, LIGIA MOSOLINO; DE MORAES HAMASAKI, ELIANA ISABEL; CAMPOS, HELOISA CURSI; PEREZ, WILLIAM FERREIRA; ARNTZEN, ERIK; TOMANARI, GERSON YUKIO. Manual-Observing Procedure: an Alternative to the Investigation of Stimulus Control and Equivalence Classes in Matching-to-Sample. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 69, n. 2, p. 165-174, JUN 2019. Citações Web of Science: 0.
DOS SANTOS, SILVANA LOPES; DE ROSE, JULIO C. Influence of Cartoon Characters on Children's Food Preference Via Transfer of Functions. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 69, n. 2, p. 153-163, JUN 2019. Citações Web of Science: 0.
HENKLAIN, MARCELO H. O.; HAYDU, VERONICA BENDER; CARMO, JOAO S.; MUNIZ, MONALISA; PEREZ, WILLIAM F. Expanding the evidence of content validity for the Teacher Behavior Checklist using the IRAP: TBC's content validity using the IRAP. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 69, n. 2, p. 205-214, JUN 2019. Citações Web of Science: 0.
PEREZ, WILLIAM F.; DE ALMEIDA, JOAO HENRIQUE; DE ROSE, JULIO C.; DORIGON, ANDREA H.; DE VASCONCELLOS, EDUARDO L.; DA SILVA, MARCO A.; LIMA, NAJRA D. P.; DE ALMEIDA, ROBERTA B. M.; MONTAN, RODRIGO N. M.; BARNES-HOLMES, DERMOT. Implicit and Explicit Measures of Transformation of Function from Facial Expressions of Fear and of Happiness via Equivalence Relations. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 69, n. 1, p. 13-24, MAR 2019. Citações Web of Science: 1.
ADRIANO ALVES BARBOZA; LIDIENE CAMILA BARBOSA COSTA; ROMARIZ DA SILVA BARROS. Instructional Videomodeling to Teach Mothers of Children with Autism to Implement Discrete Trials: A Systematic Replication. Trends in Psychology, v. 27, n. 3, p. 795-804, Set. 2019.
LOBATO BENVENUTI, MARCELO FROTA; NOGARA DE TOLEDO, THAIS FERRO; GOMES SIMOES, REINALDO AUGUSTO; BIZARRO, LISIANE. Comparing illusion of control and superstitious behavior: Rate of responding influences judgment of control in a free-operant procedure. LEARNING AND MOTIVATION, v. 64, p. 27-33, NOV 2018. Citações Web of Science: 2.
LOBATO BENVENUTI, MARCELO FROTA; NOGARA DE TOLEDO, THAIS FERRO; VELASCO, SAULO MISSIAGGIA; DUARTE, FLAVIA MENESES. Behavior and illusions: a model to study superstition in a participant replacement experiment. PSICOLOGIA-REFLEXAO E CRITICA, v. 31, JUL 3 2018. Citações Web of Science: 0.
AGGIO, NATALIA M.; DUCATTI, MARIANA; DE ROSE, JULIO C. Cognition and language in dementia patients: Contributions from behavior analysis. BEHAVIORAL INTERVENTIONS, v. 33, n. 3, p. 322-335, JUL 2018. Citações Web of Science: 0.
DE CARVALHO, LUCAS COUTO; DOS SANTOS, LETICIA; REGACO, ALCEU; BARBOSA, THIAGO BRAGA; DA SILVA, RAFAEL FERNANDO; DE SOUZA, DEISY DAS GRACAS; SANDAKER, INGUNN. Cooperative responding in rats maintained by fixed- and variable-ratio schedules. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 110, n. 1, p. 105-126, JUL 2018. Citações Web of Science: 0.
KELVIS RODRIGO SAMPAIO DA CRUZ; RAQUEL MARIA DE MELO. Emparelhamento por Identidade e TEA: Efeito de Pares de Estímulos Idênticos como Consequência de Pareamentos Corretos. Trends in Psychology, v. 26, n. 2, p. -, Jun. 2018.
SILVANA LOPES DOS SANTOS; JÚLIO CÉSAR COELHO DE ROSE. Investigating the Impact of Stimulus Equivalence on Children’s Food Choice and Preference. Trends in Psychology, v. 26, n. 1, p. -, Mar. 2018.
AYRES-PEREIRA, VANESSA; CANOVAS, DANIELA S.; VARELLA, ANDRE A. B.; DE SOUZA, DEISY G. Generalization of equivalence relations from photos to objects by preschool children. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 109, n. 2, p. 394-407, MAR 2018. Citações Web of Science: 1.
VELASCO, SAULO MISSIAGGIA; LOBATO BENVENUTI, MARCELO FROTA; SAMPAIO, ANGELO A. S.; TOMANARI, GERSON YUKIO. Cooperation and Metacontingency in Pigeons. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 67, n. 4, p. 537-545, DEC 2017. Citações Web of Science: 1.
PEREZ, WILLIAM F.; KOVAC, ROBERTA; NICO, YARA C.; CARO, DANIEL M.; FIDALGO, ADRIANA P.; LINARES, ILA; DE ALMEIDA, JOAO HENRIQUE; DE ROSE, JULIO C. The transfer of C-rel contextual control (same, opposite, less than, more than) through equivalence relations. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 108, n. 3, p. 318-334, NOV 2017. Citações Web of Science: 3.
RIBEIRO, THAIS ARANTES; GALLANO, TAMIRIS POLETINI; SOUZA, DEBORA DE HOLLANDA; DE SOUZA, DEISY DAS GRACAS. Responding and Learning by Exclusion in 2-Year-Olds: The Case of Adjectives. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 67, n. 3, p. 293-314, SEP 2017. Citações Web of Science: 1.
MARÍLIA SANTANA ALVES; RAQUEL MARIA DE MELO; ELENICE SEIXAS HANNA. Classes de Equivalência: Efeitos do Elemento Redundante e da Ordem dos Testes. Psicologia : Teoria e Pesquisa, v. 33, p. -, 2017.
FABIANE DA SILVA PEREIRA; SUELEN NICOLE DA SILVA LOBATO; JULIANA SEQUEIRA CÉSAR DE OLIVEIRA; CYNTIA TZUE YAMAGUCHI; JOSÉ CLAUDIO DE BARROS CORDEIRO; OLAVO DE FARIA GALVÃO. Discriminação Auditiva-Visual em Deficientes Auditivos Pós-Linguais com Implante Coclear. Trends in Psychology, v. 25, n. 3, p. -, Set. 2017.
HELOISA HELENA MOTTA BANDINI; CARMEN SILVIA MOTTA BANDINI; ADHEMAR RANCIARO NETO. Relations Between Reading, Vocabulary and Phonological Awareness in low-Income Children. Paidéia, v. 27, n. 68, p. -, Dez. 2017.
MONTEIRO, PATRICIA C. M.; BARROS, ROMARIZ S. Emergence of Auditory-Visual Relations via Equivalence Class Formation in Children Diagnosed with Autism. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 66, n. 4, p. 563-571, DEC 2016. Citações Web of Science: 1.
MIZAEL, TAHCITA M.; DE ALMEIDA, JOAO H.; SILVEIRA, CAROLINA C.; DE ROSE, JULIO C. Changing Racial Bias by Transfer of Functions in Equivalence Classes. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 66, n. 3, p. 451-462, SEP 2016. Citações Web of Science: 6.
VERNUCIO, RENATO ROBERTO; DEBERT, PAULA. Computational Simulation of Equivalence Class Formation Using the go/no-go Procedure with Compound Stimuli. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 66, n. 3, p. 439-449, SEP 2016. Citações Web of Science: 3.
CAMILA GRACIELLA SANTOS GOMES; DEISY DAS GRAÇAS DE SOUZA. Ensino de Sílabas Simples, Leitura Combinatória e Leitura com Compreensão para Aprendizes com Autismo. Rev. bras. educ. espec., v. 22, n. 2, p. 233-252, Jun. 2016.
ZAINE, ISABELA; DOMENICONI, CAMILA; DE ROSE, JULIO C. EXCLUSION PERFORMANCE AND LEARNING BY EXCLUSION IN DOGS. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 105, n. 3, p. 362-374, MAY 2016. Citações Web of Science: 1.
SCHMIDT, ANDERIA; DE OLIVEIRA FRANCO, MARIANA GUEDES; LOTORIO, LUCAS DOS SANTOS; GOMES, GEOVANA FIGUEIRA. Learning Name-Object Relations After a Single Exclusion Trial in 18-to 48-Month-Old Children. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 66, n. 1, p. 53-63, MAR 2016. Citações Web of Science: 3.
ANA CAROLINA SELLA; JACQUELINE PIMENTEL TENÓRIO; CARMEN SILVIA MOTTA BANDINI; HELOÍSA HELENA MOTTA BANDINI. Games as a measure of reading and writing generalization after computerized teaching of reading skills. PSICOLOGIA-REFLEXAO E CRITICA, v. 29, p. -, 2016.
EDSON MASSAYUKI HUZIWARA; DEISY DAS GRAÇAS DE SOUZA; GERSON YUKIO TOMANARI. Patterns of eye movement in matching-to-sample tasks. PSICOLOGIA-REFLEXAO E CRITICA, v. 29, 2016. Citações Web of Science: 5.
ELENICE S HANNA; ERICK RÔSO HUBER; PAULA CARVALHO NATALINO. Aprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionais. Psicologia : Teoria e Pesquisa, v. 32, n. spe 2016.
LINDAU, TAMARA ANDRADE; ROSSI, NATALIA FREITAS; GIACHETI, CELIA MARIA. Preschoolers' Performance on the Brazilian Adaptation of the Preschool Language Assessment Instrument - Second Edition. FOLIA PHONIATRICA ET LOGOPAEDICA, v. 68, n. 2, p. 73-79, 2016. Citações Web of Science: 0.
SIDNEI RINALDO PRIOLO FILHO; HENRIQUE MESQUITA POMPERMAIER; NANCY VINAGRE FONSECA DE ALMEIDA; DÉBORA DE HOLLANDA SOUZA. Aggressive Behavior of Children in a Daycare Center. Paidéia, v. 26, n. 64, p. 235-243, Ago. 2016.
SOARES FILHO, PAULO S. D.; E SILVA, ALVARO J. M.; VELASCO, SAULO M.; BARROS, ROMARIZ S.; TOMANARI, GERSON Y. Assessing Symmetry by Comparing the Acquisition of Symmetric and Nonsymmetric Conditional Relations in a Capuchin Monkey. INTERNATIONAL JOURNAL OF PSYCHOLOGICAL RESEARCH, v. 9, n. 2, SI, p. 30-39, 2016. Citações Web of Science: 1.
ARANTES, ANA; DE ROSE, JULIO C. High Probability of Equivalence Class Formation with Both Sample-S plus and Sample-S- Controlling Relations in Baseline. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 65, n. 4, p. 743-748, DEC 2015. Citações Web of Science: 4.
PEREZ, WILLIAM FERREIRA; DE ALMEIDA, JOO HENRIQUE; DE ROSE, JULIO C. Transformation of Meaning Through Relations of Sameness and Opposition. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 65, n. 4, p. 679-689, DEC 2015. Citações Web of Science: 7.
DE ALMEIDA, JOAO H.; DE ROSE, JULIO C. Changing the Meaningfulness of Abstract Stimuli by the Reorganization of Equivalence Classes: Effects of Delayed Matching. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 65, n. 3, p. 451-461, SEP 2015. Citações Web of Science: 9.
PEREZ, WILLIAM F.; TOMANARI, GERSON Y.; VAIDYA, MANISH. EFFECTS OF SELECT AND REJECT CONTROL ON EQUIVALENCE CLASS FORMATION AND TRANSFER OF FUNCTION. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 104, n. 2, p. 146-166, SEP 2015. Citações Web of Science: 4.
VARELLA, ANDRE A. B.; DE SOUZA, DEISY G. Using class-specific compound consequences to teach dictated and printed letter relations to a child with autism. JOURNAL OF APPLIED BEHAVIOR ANALYSIS, v. 48, n. 3, p. 675-679, SEP 2015. Citações Web of Science: 2.
CAMPOS, HELOISA C.; DEBERT, PAULA; LIONELLO-DENOLF, KAREN; MCILVANE, WILLIAM J. Stimulus control in a go/no-go procedure with compound stimuli with pigeons. Behavioural Processes, v. 115, p. 30-36, JUN 2015. Citações Web of Science: 0.
CANOVAS, DANIELA DE SOUZA; DEBERT, PAULA; PILGRIM, CAROL. Transfer-of-Function and Novel Emergent Relations Using Simple Discrimination Training Procedures. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 65, n. 2, p. 337-346, JUN 2015. Citações Web of Science: 4.
FERNANDA LUZ ANASTÁCIO-PESSAN; ANA CLAUDIA MOREIRA ALMEIDA-VERDU; MARIA CECÍLIA BEVILACQUA; DEISY DAS GRAÇAS DE SOUZA. Usando o paradigma de equivalência para aumentar a correspondência na fala de crianças com implante coclear na nomeação de figuras e na leitura. PSICOLOGIA-REFLEXAO E CRITICA, v. 28, n. 2, p. 365-377, Jun. 2015.
MODENESI, RAFAEL DIEGO; DEBERT, PAULA. Contextual control using a go/no-go procedure with compound abstract stimuli. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 103, n. 3, p. 542-552, MAY 2015. Citações Web of Science: 3.
DE SOUSA, NAIARA MINTO; GARCIA, LUCAS TADEU; COUTINHO DE ALCANTARA GIL, MARIA STELLA. Differential Reinforcement in Simple Discrimination Learning in 10-to 20-Month-Old Toddlers. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 65, n. 1, p. 31-40, MAR 2015. Citações Web of Science: 0.
PEREZ, WILLIAM F.; ENDEMANN, PETER; PESSOA, CANDIDO V. B. B.; TOMANARI, GERSON Y. Assessing Stimulus Control in a Discrimination Task with Compound Stimuli: Evaluating Testing Procedures and Tracking Eye Fixations. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 65, n. 1, p. 83-88, MAR 2015. Citações Web of Science: 9.
PICANCO, CARLOS R. F.; BARROS, ROMARIZ S. Symmetry Evaluation by Comparing Acquisition of Conditional Relations in Successive (Go/No-Go) Matching-to-Sample Training. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 65, n. 1, p. 131-139, MAR 2015. Citações Web of Science: 2.
TÂMARA ANDRADE LINDAU; FERNANDO DEL MANDO LUCCHESI; NATALIA FREITAS ROSSI; CÉLIA MARIA GIACHETI. Instrumentos sistemáticos e formais de avaliação da linguagem de pré-escolares no brasil: uma revisão de literatura. Revista CEFAC, v. 17, n. 2, p. -, Abr. 2015.
ANDERSON JONAS DAS NEVES; ANA CLAUDIA MOREIRA ALMEIDA VERDU; ADRIANE DE LIMA MORTARIMORET; LEANDRA TABANEZ DO NASCIMENTO SILVA. As implicações do implante coclear para desenvolvimento das habilidades de linguagem: uma revisão da literatura. Revista CEFAC, v. 17, n. 5, p. 1643-1656, Out. 2015.
FERNANDO DEL MANDO LUCCHESI; ANA CLAUDIA MOREIRA ALMEIDA-VERDU; MARIA JOSÉ MONTEIRO BENJAMIN BUFFA; MARIA CECÍLIA BEVILACQUA. Efeitos de um Programa de Ensino de Leitura sobre a Inteligibilidade da Fala de Crianças Usuárias de Implante Coclear. PSICOLOGIA-REFLEXAO E CRITICA, v. 28, n. 3, p. 500-510, Set. 2015.
GOLFETO, RAQUEL M.; DE SOUZA, DEISY G. Sentence production after listener and echoic training by prelingual deaf children with cochlear implants. JOURNAL OF APPLIED BEHAVIOR ANALYSIS, v. 48, n. 2, p. 363-375, SUM 2015. Citações Web of Science: 2.
SELLA, ANA CAROLINA; MOTTA BANDINI, CARMEN SILVIA; MOTTA BANDINI, HELOISA HELENA; RIBEIRO, DANIELA MENDONCA; VIEIRA, HILTON CAIO. Effects of Picture Prompts on Story Retelling Performance in Typically Developing Children. PSICOLOGIA-REFLEXAO E CRITICA, v. 28, n. 2, p. 397-403, 2015. Citações Web of Science: 1.
THAISE LÖHR; MARIA STELLA COUTINHO DE ALCANTARA GIL. Learning by Playing: Echo and Tact in Expanding the Verbal Repertoire of Infants. Paidéia, v. 25, n. 60, p. 77-84, Abr. 2015.
FELIPE DE SOUZA, MATHEUS; SCHMIDT, ANDREIA. RESPONDING BY EXCLUSION IN WISTAR RATS IN A SIMULTANEOUS VISUAL DISCRIMINATION TASK. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 102, n. 3, p. 346-352, NOV 2014. Citações Web of Science: 4.
VARELLA, ANDRE A. B.; DE SOUZA, DEISY G. EMERGENCE OF AUDITORY-VISUAL RELATIONS FROM A VISUAL-VISUAL BASELINE WITH AUDITORY-SPECIFIC CONSEQUENCES IN INDIVIDUALS WITH AUTISM. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 102, n. 1, p. 139-149, JUL 2014. Citações Web of Science: 4.
ANTONIO M. MORENO; ANDRÉ A. B. VARELLA; DANIELA S. CANOVAS; LÍDIA M. M. POSTALLI; DORA FIX VENTURA; DEISY G. DE SOUZA. Assessing restricted stimulus control in typically developing preschool children and bees (Melipona quadrifasciata). Psychology & Neuroscience, v. 7, n. 2, p. -, Jun. 2014.
ISABELA ZAINE; CAMILA DOMENICONI; ALINE R. A. COSTA. Exclusion performance in visual simple discrimination in dogs (Canis familiaris). Psychology & Neuroscience, v. 7, n. 2, p. 199-206, Jun. 2014.
RENATO BORTOLOTI; NAIENE PIMENTEL; JULIO C. DE ROSE. Electrophysiological investigation of the functional overlap between semantic and equivalence relations. Psychology & Neuroscience, v. 7, n. 2, p. 183-191, Jun. 2014.
ANA CLAUDIA MOREIRA ALMEIDA VERDU; FRANCE MATOS DE OLIVEIRA. Accuracy in dictation after improvement of reading and copying skills in a student with learning difficulties. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 31, n. 1, p. -, Mar. 2014.
CIPPOLA, NATHALIA SABAINE; DOMENICONI, CAMILA; MACHADO, ARMANDO. Responding by exclusion in temporal discrimination tasks. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 101, n. 2, p. 215-229, MAR 2014. Citações Web of Science: 1.
CARMEN SILVIA MOTTA BANDINI; HELOISA HELENA MOTTA BANDINI; ANA CAROLINA SELLA; DEISY DAS GRAÇAS DE SOUZA. Emergence of Reading and Writing in Illiterate Adults After Matching-to-Sample Tasks. Paidéia, v. 24, n. 57, p. 75-84, Abr. 2014.
HUZIWARA, EDSON M.; VELASCO, SAULO M.; TOMANARI, GERSON Y.; DE SOUZA, DEISY G.; MACHADO, ARMANDO D. Emergent relations in pigeons following training with temporal samples. LEARNING & BEHAVIOR, v. 41, n. 2, p. 192-204, JUN 2013. Citações Web of Science: 2.
ALINE ROBERTA ACEITUNO DA COSTA; ANDRÉIA SCHMIDT; CAMILA DOMENICONI; DEISY DAS GRAÇAS DE SOUZA. Emparelhamento com o modelo simultâneo e atrasado: implicações para a demonstração de equivalência de estímulos por crianças. Temas em Psicologia, v. 21, n. 2, p. 469-482, Dez. 2013.
MARIÉLE DINIZ CORTEZ; JULIO CESAR DE ROSE; TATHIANNA AMORIM SOUZA MONTAGNOLI. Treino e manutenção de correspondência em autorrelatos de crianças com e sem história de fracasso escolar. Acta comport., v. 21, n. 2, p. 139-157, 2013.
HELOISA HELENA MOTTA BANDINI; FLAVIA HELOISA SANTOS; DEISY DAS GRACAS DE SOUZA. Levels of Phonological Awareness, Working Memory, and Lexical Knowledge in Elementary School Children. Paidéia, v. 23, n. 56, p. -, Set. 2013.
MARCELO HENRIQUE OLIVEIRA HENKLAIN; JOAO DOS SANTOS CARMO. Stimulus Equivalence and Increase of Correct Responses in Addition and Subtraction Problems. Paidéia, v. 23, n. 56, p. -, Set. 2013.
MARCELO HENRIQUE OLIVEIRA HENKLAIN; JOÃO DOS SANTOS CARMO. Equivalência de estímulos e redução de dificuldades na solução de problemas de adição e subtração. Psicologia : Teoria e Pesquisa, v. 29, n. 3, p. 341-350, Set. 2013.
THAIZE S. REIS; LIDIA MARIA M. POSTALLI; DEISY DAS GRAÇAS DE SOUZA. Teaching spelling as a route for reading and writing. Psychology & Neuroscience, v. 6, n. 3, p. 365-373, Dez. 2013.
MORENO, ANTONIO MAURICIO; DE SOUZA, DEISY DAS GRACAS; REINHARD, JUDITH. A Comparative Study of Relational Learning Capacity in Honeybees (Apis mellifera) and Stingless Bees (Melipona rufiventris). PLoS One, v. 7, n. 12 DEC 10 2012. Citações Web of Science: 23.
MARINA PAVÃO BATTAGLINI; MARIA CECÍLIA BEVILACQUA; DEISY DAS GRAÇAS DE SOUZA. Desempenho de seleção e nomeação de figuras em crianças com deficiência auditiva com implante coclear. Temas em Psicologia, v. 20, n. 1, p. 189-202, Jun. 2012.
CAMPOS, HELOISA CURSI; DEBERT, PAULA; BARROS, ROMARIZ DA SILVA; MCILVANE, WILLIAM J. RELATIONAL DISCRIMINATION BY PIGEONS IN A GO/NO-GO PROCEDURE WITH COMPOUND STIMULI: A METHODOLOGICAL NOTE. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 96, n. 3, p. 417-426, NOV 2011. Citações Web of Science: 12.
WAGNER R. DA SILVA; DEISY G. DE SOUZA; MARIA CECÍLIA BEVILACQUA; JAIR LOPES JR. Operant measurement of auditory threshold in prelingually deaf users of cochlear implants: II. Psychology & Neuroscience, v. 4, n. 1, p. 89-102, Jun. 2011.
BRINO, ANA LEDA F.; BARROS, ROMARIZ S.; GALVAO, OLAVO F.; GAROTTI, M.; DA CRUZ, ILARA R. N.; SANTOS, JOSE R.; DUBE, WILLIAM V.; MCILVANE, WILLIAM J. SAMPLE STIMULUS CONTROL SHAPING AND RESTRICTED STIMULUS CONTROL IN CAPUCHIN MONKEYS: A METHODOLOGICAL NOTE. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 95, n. 3, p. 387-398, MAY 2011. Citações Web of Science: 0.
HANNA, ELENICE S.; KOHLSDORF, MARINA; QUINTEIRO, REGIANE S.; DE MELO, RAQUEL MARIA; DE SOUZA, DEISY DAS GRACAS; DE ROSE, JULIO C.; MCILVANE, WILLIAM J. RECOMBINATIVE READING DERIVED FROM PSEUDOWORD INSTRUCTION IN A MINIATURE LINGUISTIC SYSTEM. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 95, n. 1, p. 21-40, JAN 2011. Citações Web of Science: 2.
WAGNER R. DA SILVA; DEISY DAS GRAÇAS DE SOUZA; MARIA CECÍLIA BEVILACQUA; MÁRCIA Y. T. KIMURA; JAIR LOPES JR. Medidas operantes de limiar auditivo em crianças com surdez pré-lingual, usuárias de implante coclear. PSICOLOGIA-REFLEXAO E CRITICA, v. 24, n. 2, p. -, 2011.
ANA LEDA DE FARIA BRINO; ANA PAULA BEMERGUY ASSUMPÇÃO; RODOLFO DA SILVA CAMPOS; OLAVO DE FARIA GALVÃO; WILLIAM J. MCILVANE. Cebus cf. apella exhibits rapid acquisition of complex stimulus relations and emergent performance by exclusion. Psychology & Neuroscience, v. 3, n. 2, p. 209-215, Dez. 2010.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.